Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSigwalt, Eduardo Sá Brito-
dc.date.accessioned2016-12-22T11:34:42Z-
dc.date.available2016-12-22T11:34:42Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.citationSIGWALT, Eduardo Sá Brito. Um objeto de aprendizagem para a óptica no Ensino Médio. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1921-
dc.description.abstractTechnological advances affect many aspects of society. In the educational sphere these innovations have allowed wide access to information from different levels of quality and complexity. Given that the use of technology as a teaching and pedagogical resource can contribute to the construction and socialization of knowledge, allowing greater quality in teaching and learning processes, we sought to, in this research, produce educational materials hosted on the web, based on the theory of David Ausubel through the work of M. A. Moreira. Our goal is to inspire and to facilitate the use of learning objects in the teaching of optics. In fact, there is a large number of websites and free education portals for teaching Physics; however, there is little analysis of how to combine these teaching tools in order to improve Physics teaching. We investigate, with twenty teachers from the city of Curitiba, which features they deem necessary to feature in teaching materials in such content approach. The collected data contributed to the building of a website containing suggestions for didactic sequences, including study guides, educational videos, exercises, recommended websites, and simulators. The developed product constitutes an educational object tailored for both teachers and students. Its main goal is to provide better conditions for the teaching of optics at high school level.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectSites da Web - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectOpticspt_BR
dc.subjectWeb site developmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleUm objeto de aprendizagem para a óptica no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeA learning object for the teaching of optics in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos afetam inúmeros aspectos da sociedade. Na esfera educacional estas inovações têm oportunizado um vasto acesso a informação de diferentes níveis de qualidade e complexidade. Tendo em vista que o uso das tecnologias como recurso didático-pedagógico pode colaborar para a construção e socialização do conhecimento, possibilitando maior qualidade nos processos de ensino e aprendizagem, buscou-se, na presente investigação, produzir um material didático hospedado na WEB, baseado na teoria de David Ausubel, por meio do trabalho de M. A. Moreira, que inspire e possibilite a utilização de objetos de aprendizagem no ensino de óptica em Física. Existe um número elevado de sites e portais educacionais gratuitos para o ensino de Física, contudo, existem poucas análises da combinação destas ferramentas didáticas com vistas à aplicação em sala de aula. Este trabalho foi dividido em duas partes: uma investigação, junto a vinte docentes da cidade de Curitiba, sobre quais as características necessárias em um material didático tecnológico na abordagem do referido conteúdo; os dados coletados contribuíram para a construção do produto deste mestrado profissional: um site contendo sugestões de sequências didáticas, incluindo roteiro de estudo, vídeos educativos, exercícios, recomendação de outros sites e simuladores. O produto desenvolvido constitui um objeto educacional voltado para o ensino da óptica e é destinado tanto a professores quanto estudantes do ensino médio, buscando tornar estes conteúdos mais próximos do cotidiano e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0639979363780873pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee2Lenz, Jorge Alberto-
dc.contributor.referee3Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee4Jurelo, Alcione Roberto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Sigwalt, Eduardo Sá Brito_2016.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons