Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19195
Título: Estudo de caso de implantação das práticas do programa 5S em um canteiro de obra
Autor(es): Bezelin, Nadia Shayanne
Orientador(es): Casagrande Junior, Eloy Fassi
Palavras-chave: Canteiro de obra
Construção civil
Gestão integrada de resíduos sólidos
Controle de qualidade
Construction site
Building
Integrated solid waste mangement
Quality control
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BEZELIN, Nadia Shayanne. Estudo de caso de implantação das práticas do programa 5S em um canteiro de obra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Uma empresa que possui a filosofia do 5S implantada em sua cultura organizacional e em seus colaboradores, propicia um ambiente mais favorável para a aplicação ou consolidação de métodos padronizados, como estabelecem os selos de qualidade. O Programa 5S é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o ambiente de trabalho, o comportamento dos funcionários e melhorar as atividades rotineiras. Apesar deste método ser amplamente praticado em indústrias do ramo automobilístico, na construção civil esse sistema ainda é pouco difundido. Deste modo, o presente trabalho refere-se à implantação das práticas do Programa 5S em um canteiro de obras localizado em Joinville (SC), através de um estudo de caso, que tem como objetivos criar um plano de ação para implantar o método 5S, promover o treinamento da equipe operacional do canteiro e analisar os resultados obtidos. Dentre os resultados, observou-se uma considerável melhora do ambiente de trabalho com relação à organização e limpeza do canteiro, obtendo - se uma boa participação e envolvimento dos funcionários da empresa. Verificou – se também a melhora na busca de equipamentos que antes ficavam dispersos no canteiro e a redução de desperdícios, através do reaproveitamento de materiais.
Abstract: A company that has the 5S philosophy implanted in its organizational culture and its employees, provides a more favorable environment for the application or consolidation of standardized methods, as they establish quality seals. The 5S Program is a set of five simple concepts that, when practiced, are capable of modifying the work environment, employee behavior, and improving routine activities. Although this method is widely practiced in automotive industries, in civil construction this system is still not widespread. Thus, the present study refers to the implementation of the practices of the 5S Program in a construction site located in Joinville (SC), through a case study. Among the results, there was a considerable
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19195
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXV_2019_19.pdf5,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.