Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCestaro, Débora Cristina-
dc.date.accessioned2016-12-22T11:16:29Z-
dc.date.available2016-12-22T11:16:29Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.citationCESTARO, Débora Cristina. As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1918-
dc.description.abstractTechnological innovations changed the world, ways of interaction and access to information and knowledge, requiring changes in education also. Brazilian documents such as Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), its complements (PCN+) and Diretrizes Curriculares Nacionais have been proposing a more contextualized teaching and consistent with the new desires of society. A critic citizen formation and “teaching for life” have become recurrent themes in documents, publications about education and schools’ pedagogical staff. However, the objective of many high school students and their families continued to be college acceptance and achievement of a good Exame Nacional de Ensino Médio score. By the current educational context, this study was proposed with the purpose of divulging Brazilian science e producing tools that facilitate the teaching-learning process. Through interaction with the Laboratório de Biologia Básica de Células-tronco (LABCET) of Carlos Chagas Institute/FioCruz, stem cells were utilized as generator theme for the production of an educational object that aims for demystification of the idea that biology prioritize description and memorization, bringing three didactic sequences developed on the subjects of biotechnology and bioethics, embryology and genic expression. Structured according to Pedagogical Moments methodology, these didactic sequences initiate by problematizations, pass through knowledge organization and end at its application. These activities were made available in a portal also developed in this study, entitled “O que a Ciência sabe” (”What Science knows”), that is equipped with complementary materials destined for high school students e Biology teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCélulas-troncopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectPortais da Webpt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores de biologiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStem cellspt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectWeb portalspt_BR
dc.subjectOpen learningpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBiology teacherspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleAs células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologiapt_BR
dc.title.alternativeStem cells as generator theme for teaching destined to scientific divulgation and Biology learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs inovações tecnológicas mudaram o mundo, as formas de interação e o acesso à informação e ao conhecimento, reivindicando mudanças também na educação. Documentos brasileiros como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), suas complementações (PCN+) e as Diretrizes Curriculares Nacionais passaram a propor um ensino mais contextualizado e condizente com os novos anseios da sociedade. A formação de cidadãos críticos e o “educar para a vida” tornaram-se temas recorrentes nos documentos, textos sobre educação e nas coordenações dos colégios. No entanto, o objetivo de muitos alunos do ensino médio e de seus familiares continuou sendo a aprovação no vestibular e a obtenção de um bom escore no Exame Nacional do Ensino Médio. Mediante o atual contexto escolar, com o propósito de divulgar a ciência brasileira e produzir ferramentas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem foi proposto esse trabalho. Através da interação com o Laboratório de Biologia Básica de Células-tronco (LABCET) do Instituto Carlos Chagas/FioCruz, as células-tronco foram utilizadas como tema gerador para a produção de um objeto educacional que visa desmitificar a ideia que a biologia prioriza a descrição e a memorização, trazendo três sequências didáticas desenvolvidas acerca dos conteúdos de embriologia, biotecnologia e bioética e expressão gênica. Estruturado a partir da metodologia dos Momentos Pedagógicos estas sequências didáticas partem de problematizações, passam pela organização do conhecimento e terminam na aplicação deste. Estas atividades foram disponibilizadas num portal também desenvolvido neste trabalho, intitulado “O que a Ciência sabe”, que conta com materiais complementares destinados a alunos do Ensino Médio e professores de Biologia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2136974740613920pt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee2Miquelin, Charlie Antoni-
dc.contributor.referee3Muñiz, Bruno Dallagiovanna-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Cestaro, Débora Cristina_2016.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons