Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19104
Título: Desenvolvimento de orçamento de custos via BIM 5D integrado com a elaboração de projetos e cronograma em BIM 3D e 4D: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Development via integrated BIM 5D cost budget with project design and schedule in BIM 3D and 4D: a case study
Autor(es): Santi, Nícholas Veadrigo
Orientador(es): Wille, Silvio Aurélio de Castro
Palavras-chave: Modelagem de informação da construção
Construção civil - Estimativas
Indústria de construção civil - Custos
Métodos de simulação
Building information modeling
Building - Estimates
Construction industry - Costs
Simulation methods
Data do documento: 6-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTI, Nícholas Veadrigo. Desenvolvimento de orçamento de custos via BIM 5D integrado com a elaboração de projetos e cronograma em BIM 3D e 4D: um estudo de caso. 2015. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um orçamento de custos de uma casa popular num ambiente BIM 5D, executado de forma simultânea e integrada com a elaboração de projetos (BIM 3D) e cronograma (BIM 4D). O orçamento foi feito em um módulo específico de um software ERP chamado SIENGE, baseado em um cronograma e um modelo 3D desenvolvidos por outros autores, referenciados ao longo do trabalho. O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) foi utilizado como base de dados para o orçamento, tanto nos insumos, serviços e composições, como nos preços adotados. A extração de quantitativos do projeto foi realizada pelo autor diretamente do modelo 3D através do programa Revit, da Autodesk. Os quantitativos foram inseridos na planilha de orçamento do SIENGE. Com o orçamento concluído, no próprio ERP foram gerados relatórios de orçamento sintético, além de relatórios da curva ABC de insumos e de Serviços. O orçamento gerado serviu de apoio para realização de uma simulação 5D, onde é feito um vídeo da evolução de um projeto em 3D ao longo do tempo, mostrando seu custo correspondente a cada instante.
Abstract: This paper has as its main goal, to develop a cost estimating of a popular home in BIM 5D environment, run simultaneously and seamlessly with project design (3D BIM) and schedule (BIM 4D). The cost estimating was made on a specific module of an ERP named SIENGE, based on a schedule and on a 3D model, developed by other authors, mentioned throughout this paper. The Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), was used as a database for this budget, both for inputs, services and compositions, as in the adopted prices. The project`s quantity takeoff was made by the author directly from the 3D model, through the Revit program, from Autodesk. The quantities were inserted on the budgeting schedule on SIENGE. With the budget concluded, in the own ERP, it was generated the synthetic budgeting reports, as well as reports from the ABC curve of inputs and services. The generated budget served as support to performing a 5D simulation, where a project`s evolution time lapse 3D video was made, showing its correspondent cost at every moment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19104
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XX_2014_20.pdf7,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.