Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19101
Título: Estimativa de horas para projetos de arquitetura
Autor(es): Okumoto, Livia Harumi Kotaka
Orientador(es): Wille, Silvio Aurélio de Castro
Palavras-chave: Orçamento
Arquitetura
Projetos de arquitetônico
Horário de trabalho
Budget
Architecture
Architectural design
Hours of labor
Data do documento: 22-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OKUMOTO, Livia Harumi Kotaka. Estimativa de horas para projetos de arquitetura. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Esta monografia trata da elaboração de um procedimento para estimar o tempo de trabalho em homens/horas para projetos de arquitetura com base na coleta de dados, utilizando como metodologia científica a análise do estudo de caso, considerando a área de projeto a ser construída. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que o histórico de apontamento de horas do escritório seria a base que nortearia essa pesquisa. O produto final deste trabalho foi um procedimento que permite estimar horas baseado no histórico de apontamento de horas com a finalidade de melhoria contínua na elaboração de orçamentos de projetos de arquitetura.
Abstract: This paper is about creating a procedure to estimate time in means of working hours to architecture projects, based on data collected using as scientific methodology the analysis of a study of case, taking into account the area of the project to be built.The bibliographic research allowed identifying that the office’s hours log would be the base to guide this research. The final product of this paper was the designing of a procedure that allows estimating hours based on the company`s hours log aiming continuous improvement on the elaboration of architecture projects’ budgets.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19101
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XX_2014_17.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.