Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19032
Título: Melhoria contínua em planejamento de obras e sua aplicação na tecnologia BIM
Autor(es): Zandoná, Juliana Janowski
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Banco de dados - Criação
Planejamento - Construção civil
Solução de problemas
Data bases - Creation
Planning - Building
Problem solving
Data do documento: 25-Jul-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZANDONÁ, Juliana Janowski. Melhoria contínua em planejamento de obras e sua aplicação na tecnologia BIM. 2014. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A criação de uma base de dados a fim de gerar um histórico para a empresa visa o aperfeiçoamento do planejamento de obras, melhorando sua assertividade, já que utiliza como base dados reais, refletindo em planejamentos mais confiáveis. Esta pesquisa teve o objetivo de criar um ciclo de melhoria contínua no processo de planejamento de obras através de um banco de dados da empresa O método é baseado no registro de informações importantes utilizando um aplicativo para tablets ou smartphones, divulgação, compilação e análise dos dados. A estratégia adotada foi analisar dados coletados em duas obras, gerar um relatório dos problemas, sugerindo soluções para que os problemas sejam solucionados não se tornem recorrentes e os resultados da empresa se tornem mais eficazes. Observou-se que a maior parte dos problemas registrados pelas obras estudadas seria corrigida com a implantação do sistema de modelagem BIM, o qual facilita a visualização de projetos e de seus erros, identifica interferências entre projetos, melhora a comunicação entre todos os envolvidos, além de facilitar a extração de quantitativos, a elaboração de orçamentos, de planejamentos da obra e a coordenação de informações, já que gera um único banco de dados. No processo criado, outra ferramenta importante é a exibição dos registros em telas nos ambientes de escritório e de obra, assim os problemas tornam-se compartilhados e, com um maior número de envolvidos participando da busca da solução corretiva e preventiva dos problemas, o grau de assertividade aumenta e as soluções se tornam mais eficazes. Percebe-se que aos poucos a aceitação do processo de coleta de dados pelas equipes melhorou, e depois de identificarem os resultados ficarão ainda mais motivadas. O processo de implantação é complicado, pois estes nem sempre vêem o benefício que esta prática gera, por isso é importante que os dados sejam expostos, discutidos e que os resultados sejam amplamente divulgados, tornando-se um incentivo para que o banco de dados progrida. Com o entendimento do resultado do processo os dados tornam-se também mais consistentes.
Abstract: The creation of a database to generate a history for the company aims to improve the construction planning, improving their assertiveness, as it uses real data as a basis, reflecting in more reliable schedules. This research aimed to create a cycle of continuous improvement in the process of construction planning through a company’s database. The method is based on the record of important information using an app for tablets and smartphones, dissemination, compilation and analysis of data. The strategy adopted was to analyze data collected in two buildings constructions, generate a report of problems, suggesting solutions to solve problems are not become recurrent, so business results become more effective. It was observed that most of the problems reported by the studied constructions would be corrected with the implementation of BIM modeling system, which facilitates the visualization of projects and their errors, identifies interferences between projects, improves communication between all stakeholders, facilitate the extraction of quantitative, budgeting, planning and the coordination of information, since it generates a single database. In the created process, another important tool is the display screens of records in the office and construction environments so the problems become shared and with a greater number of people involved in the search for preventive and corrective solution of the problems, the degree assertiveness increases and the solutions become more effective. It is noticed that slowly the acceptance of the data collection process by teams improved, and after identifying the results will be even more motivated. The deployment process is complicated because these do not always see the benefit that this practice generates, so it is important that data be exposed, discussed and that the results are widely disseminated, becoming an incentive for the database progress. With an understanding of the process output data also become more consistent.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19032
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XIX_2014_04.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.