Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19002
Título: Formação docente: as competências necessárias ao professor no uso da lousa interativa em aulas de língua estrangeira
Autor(es): Vogt, Poliana
Orientador(es): Martins, Cláudia Beatriz Monte Jorge
Palavras-chave: Professores - Formação
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Multímidia interativa
Teachers, Training of
Language and languages - Study and teaching
Interactive multimedia
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VOGT, Poliana. Formação docente: as competências necessárias ao professor no uso da lousa interativa em aulas de língua estrangeira. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta pesquisa se propõe a investigar quais são as novas competências necessárias ao professor para o uso da lousa digital interativa em aulas de língua estrangeira. A lousa interativa é um sistema que está revolucionando não só o processo de ensino ou aquisição de linguagem, mas também tem transformado o processo de formação do professor. Este artefato tem exigido uma nova postura do docente em relação à educação. As mudanças e o aprendizado são faces de uma mesma moeda e, se há uma área na educação que deve ser priorizada esta é a comunicação, especificamente o domínio da linguagem e o uso do computador (LUNDVALL, 2001). Neste contexto, a hipótese elaborada parte da ideia de que artefatos tecnológicos, neste caso específico a lousa interativa, tem alterado o processo de formação do professor e a postura do mesmo ante a educação tecnológica. Para tanto, apresenta-se um estudo teórico-bibliográfico fundamentado nas concepções de diversos teóricos, em pesquisas sobre a formação docente e nos trabalhos sobre lousa interativa de Schmid (2010), além de pesquisas recentes sobre a utilização da lousa interativa no processo de aquisição de uma língua estrangeira (LE).
Abstract: This research proposes to investigate what new skills teachers need to know for the use of the digital interactive whiteboard in foreign language classes. The interactive whiteboard is a system that is revolutionizing not only the process of teaching or language acquisition, but also it has transformed the process of teachers education. This artifact has demanded a new attitude from teachers towards education. Changes and learning are faces or sides of the same coin, and if there is one area that should be prioritized in education this is the communication, specifically the field of language and computer use. In this context, the hypothesis developed starts from the idea that technological artifacts, in this case the interactive whiteboard, has changed the process of teacher training and posture towards the technologycal education. To conclude, we present a theoretical literature-based study with conceptions from various theorists, in researches on teacher education and in the interactive whiteboard work from Schmid (2010), in recent researches on the use of the interactive whiteboard in the foreign language acquisition (LE) process as well.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19002
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2012_1_11.pdf415,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.