Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19001
Título: | O trauma psicológico como causa de problema de aprendizagem no ensino de língua estrangeira moderna |
Autor(es): | Duarte, Paula Virgínia González |
Orientador(es): | Barsotti, Carla |
Palavras-chave: | Distúrbios da aprendizagem Trauma psíquico Aquisição da segunda língua Learning disabilities Psychic trauma Second language acquisition |
Data do documento: | 2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | DUARTE, Paula Virgínia González. O trauma psicológico como causa de problema de aprendizagem no ensino de língua estrangeira moderna. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
Resumo: | Este estudo de revisão bibliográfica surgiu da importância de responder às necessidades dos alunos que apresentam um ritmo mais lento na compreensão do conteúdo. Apresenta conceitos de neuropsicologia e busca, através dessa ciência, elucidar o processo de aprendizagem e as falhas que podem ocorrer no indivíduo durante esse processo. Discute ainda as diferenças conceituais entre problemas, dificuldades, distúrbios e deficiências de aprendizagem, bem como a influência negativa do trauma psicológico e suas possíveis conseqüências no desempenho durante a aquisição de uma segunda língua. Traz como resultado a relação dos efeitos do trauma e do transtorno de estresse pós-traumático sobre a aprendizagem. |
Abstract: | This bibliographical research study has emerged from the need of those who experience some difficulties when learning a second language. It presents neuropsychology concepts and aims to enlighten the learning process as well as the faults that can occur in the individual during this process. It also discusses the conceptual particularities of the terms difficulties, disabilities and deficiencies in the learning process, as well as the negative influence of psychological trauma and the possible consequences on the individual performance during the process of second language aquisition. As a result it presents a range of trauma and post-traumatic stress disorder’s effects on learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19001 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELEM_2012_1_10.pdf | 409,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.