Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18996
Título: Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas
Título(s) alternativo(s): Fairy tales as facilitators for teaching a modern foreign language
Autor(es): Silva, Elaine Andrade da
Orientador(es): Cabreira, Regina Helena Urias
Palavras-chave: Leitores
Contos de fadas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Reader
Fairy tales
Language and languages - Study and teaching
Data do documento: 25-Set-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Elaine Andrade da. Os contos de fadas como facilitadores do ensino de línguas estrangeiras modernas. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é a análise da questão do uso dos contos de fadas como elemento facilitador do aprendizado de uma língua estrangeira moderna. Primeiramente, contextualiza-se a questão da leitura em sala de aula, buscando demonstrar as diferentes interpretações que podem ser adotadas para este termo. Após esta breve análise sobre a leitura dentro do contexto do ensino, especialmente o ensino de línguas estrangeiras, faz-se uma pesquisa e revisão bibliográfica referente aos contos de fadas e o uso destes nas aulas de línguas estrangeiras, objetivando-se o estudo das teorias e projetos de estudos que tragam à tona esta questão. O presente estudo, portanto, tem como intuito analisar, à luz da bibliografia que o fundamenta, as discussões acadêmicas acerca do uso deste gênero literário como instrumento didático para o aprendizado de um idioma. Pretende-se mostrar, dessa maneira, a complexidade de se adotar a leitura dos contos de fadas como elemento pedagógico, tendo em vista que há grandes divergências e obstáculos para seu uso dentro do âmbito acadêmico. Por fim, ressalte-se que tal estudo não esgota as discussões que podem surgir. Espera-se que ele seja um instrumento para que tais debates possam se tornar cada vez mais aprofundados.
Abstract: The purpose of this study is to evaluate the use of fairy tales as a facilitating element for learning a modern foreign language. Firstly, the subject of reading will be contextualized in the classroom, in order to demonstrate the different interpretations that may arise regarding it. Following this brief analysis of reading in the context of teaching and learning, in particular language teaching, a literature review regarding fairy tales and their use in language classes was carried out for the purpose of studying theories and research projects that bring up this issue. Therefore, the present study aims to analyze, in light of the theoretical foundation presented here, the academic discussions concerning the use of this literary genre as a language teaching resource. In this way, the intention of this investigation is to show the complexity of integrating fairy tales as a teaching strategy, keeping in mind that there are significant discrepancies and obstacles for its use within the academic environment. Finally, it is also important to point out that this study does not account for all potential discussions that may arise. Rather, this study will hopefully become a tool that will stimulate further discussion on this topic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18996
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_XIII_2017_2.pdf500,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.