Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18993
Título: Aplicação e aproveitamento dos princípios da andragogia por professores de línguas estrangeiras
Autor(es): Álvarez, Mariela L. Bermúdez
Orientador(es): Becker, Marcia Regina
Palavras-chave: Educação de adultos - Ensino
Línguas modernas - Estudo e ensino
Aprendizagem de adultos
Adult education - Education
Languages, Modern - Study and teaching
Adult learning
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ÁLVAREZ, Mariela L. Bermúdez. Aplicação e aproveitamento dos princípios da andragogia por professores de línguas estrangeiras. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este artigo pretende refletir e questionar sobre a necessidade de preparar o professor de língua estrangeira para trabalhar com adultos. Através da discussão e revisão de literatura sobre o tema de ensino de adultos e tendo como base os princípios da andragogia e sua aplicação nas aulas de língua estrangeira, coloca-se em pauta a discussão sobre a carência de pesquisas, estudos e materiais sobre o ensino de língua estrangeira para esta faixa etária. Partindo da compreensão da importância que o professor tem como agente transformador da identidade de seus alunos, ao guiá-los por um mundo cultural novo, este artigo pretende, também, realizar uma busca nas ementas de alguns cursos de especialização no ensino de línguas estrangeiras para observar se, entre suas disciplinas, é mencionada a aplicação da andragogia ou alguma metodologia específica para o ensino de adultos. Finalmente chega-se à conclusão que, o termo andragogia, como tal, não aparece em nenhum dos oito cursos analisados e que são escassos os conteúdos voltados ao ensino específico de língua estrangeira para adultos.
Abstract: Este artículo pretende reflexionar y cuestionar sobre la necesidad de preparar al profesor de lengua extranjera para trabajar con adultos. Por intermedio de una discusión y revisión de literatura sobre el tema de la enseñanza de adultos y tomando como base los principios de la andragogía y su aplicación en las clases de lengua extranjera, se coloca em pauta la discusión sobre la carencia de investigaciones, estudios y materiales sobre la enseñanza de lengua extranjera para esta faja etaria. A partir del entendimiento de la importancia que el profesor tiene como agente transformador de la identidad de sus alumnos, al guiarlos por un mundo cultural nuevo, se pretende, también en este artículo, realizar uma búsqueda en los planes de estudio de algunos cursos de especialización en la enseñanza de lenguas extranjeras para observar si, entre sus asignaturas, se menciona la aplicación de la andragogía o alguna metodología específica para la enseñanza de adultos. Finalmente se concluye que el término andragogia, como tal, no aparece en ninguno de los ocho cursos analizados y que son escasos los contenidos volcados a la enseñanza específica de adultos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18993
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2013_1_07.pdf417,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.