Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18958
Título: Fixando a gramática: o jogo como estratégia para uma aprendizagem ativa
Autor(es): Krause, Cristiane Garin
Orientador(es): Prim, Cristina de Souza
Palavras-chave: Jogos educativos
Concordâncias
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Educational games
Concordances
Portuguese language - Study and teaching
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KRAUSE, Cristiane Garin. Fixando a gramática: o jogo como estratégia para uma aprendizagem ativa. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As dificuldades que envolvem os conceitos de adjetivo, substantivo e verbo, aprendidos em sala de aula, resultam em conteúdos decorados e não apreendidos por parte dos alunos, provocando nos professores a busca de formas diversificadas de ensino. A ludicidade possibilita que o estudante compreenda a função e a aplique, não apenas decorando regras desconectadas de sentido para ela O jogo, com certeza, deixará a aula encorpada de significação e objetivos, tanto para o professor quanto para as crianças, independente da fase em que ambos se encontram. Este trabalho visa qualificar e defender algumas atividades lúdicas como metodologia que servem como auxílio para o ensino da Língua Portuguesa, com aplicabilidade na produção e análise textual, visando o trabalho com a concordância nominal e verbal. A metodologia deste trabalho consiste na aplicação de jogos pontuais e traz como resultados, a escrita e autoanálise textual. Podemos apontar que, embora o aprendizado seja subjetivo, foi possível uma avaliação dentro dos parâmetros que possibilitem um aprendizado significativo para a vida das crianças, enquanto escritores.
Abstract: The difficulties involved in the concepts of adjective, noun and verb, learned in the classroom, result in decorated and unapprehended content on the part of the students, provoking in the teachers the search for diversified forms of teaching. Playfulness enables effective memorization because the child will need to devise strategies to achieve results and this will give meaning to his multiple discoveries. The game will certainly leave the class full of meaning and goals, both for the teacher and the children, regardless of the stage in which they are both. This work aims to qualify and defend some play activities as a methodology that serve as an aid to the teaching of the Portuguese Language, with applicability in the production and textual analysis, aiming to work with nominal and verbal agreement. The methodology of this work consists of the application of punctual games and brings as results, writing and textual self-analysis. We can point out that, although learning is subjective, it was possible to evaluate within the parameters that make possible a meaningful learning for the children's lives as writers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18958
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLC_2_2018_03.pdf747,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.