Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18954
Título: O uso de ferramentas colaborativas no ensino de produção textual com o gênero - carta do leitor
Autor(es): Binotto, Gisiane Grigoletto
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Textos
Cartas de leitores
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Escolas- Cachoeira do Sul (RS)
Texts
Letters to the editor
Portuguese language - Study and teaching
Schools - Cachoeira do Sul (RS)
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BINOTTO, Gisiane Grigoletto. O uso de ferramentas colaborativas no ensino de produção textual com o gênero - carta do leitor. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa de caráter sócio-interacionista, baseia-se na teoria enunciativa sobre o trabalho com gêneros discursivos. Na sua fundamentação teórica, o trabalho traça o percurso da proposta de ensino de Língua Portuguesa no Brasil, demonstrando como a mudança do estudo da gramática para o texto se relaciona às concepções de linguagem que embasam o ensino. Definido o contexto da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da proposta dos gêneros como unidade de ensino, apresenta o Gênero Carta do Leitor, além de elucidar, como os estudiosos do grupo de Genebra têm definido a sequência didática como um instrumento organizador de conteúdos e de linguagem para a produção de texto. A partir dessas reflexões, foi sistematizada, em ambiente online, na ferramenta do moodle, atividades de leitura e produção textual aplicadas a 27 estudantes do 5ª ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, de uma escola da rede particular de ensino do município de Cachoeira do Sul – RS.. A análise de resultados reflete sobre ensino das produções textuais em contexto digital por meio de ferramentas de escrita colaborativas disponíveis no ambiente virtual. Os resultados apontam para eficácia do trabalho com a tecnologia aliado a uma mediação necessária do professor para a consolidação de conceitos e de organização da aprendizagem. Analisa os resultados obtidos mediante todo o trabalho desenvolvido no ambiente virtual, com base na literatura pertinente ao tema. Traz como resultado do estudo um parecer positivo entre educação e tecnologia.
Abstract: This research of socio-interactionist nature, is based on the enunciative theory about the work with discursive genres. The work of Portuguese Language, the work of Portuguese Language in Brazil, demonstrating as one of the best practices of primary and secondary education. Defining the context of the publication of the National Curriculum Parameters (NCP) and the alphabetic proposal as a unit of education, it presents the Gender Reader's Charter, as well as elucidating, as the students of the material group and language for the production of text. From these reflections, it was systematized, in an online environment, in the Moodle tool, with activities of reading and textual production, applied to 27 students of the 5th year of Elementary School Years of initiation, of a private school of the municipality of Cachoeira do Sul. - RS . The analysis of results of the teaching of textual productions in digital context through collaborative writing tools available in the virtual environment. The indicators point to the work with a technology allied to a necessary mediation for the consolidation of concepts and the organization of learning. Analyzes the results through all the work developed in the virtual environment, based on the relevant literature. As a positive result between education and technology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18954
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLC_2_2018_04.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.