Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18952
Título: Menes e conhecimentos linguísticos: proposta de análise e aplicação
Autor(es): Campos, Dalmir Matteus de
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Análise Linguística
Sistemas hipertexto
Linguagem e internet
Linguagem e cultura - Inovações tecnológicas
Textos - Gênero
Linguistic analysis (Linguistics)
Hypertext systems
Language and the Internet
Language and culture - Technological innovations
Texts - Gender
Data do documento: 30-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMPOS, Dalmir Matteus de. Menes e conhecimentos linguísticos: proposta de análise e aplicação. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa descrever e propor uma análise linguística a partir de um conjunto de menes (site dos menes), tomando como base as propostas de diferenciação e integração entre conhecimento linguístico (epilinguístico e metalinguístico), a questão da linguagem e produção textual, e relação da linguagem com as novas tecnologias disponíveis. As diferentes formas de apresentação e leitura de textos, especificamente gênero menes, sendo estes analisados sob uma perspectiva da construção hipertextual, para tanto foram considerados alguns pressupostos teóricos dos conceitos de hipertextos; considerando a produção textual com a utilização das novas tecnologias e as diversas semioses, bem como os novos gêneros textuais gerados nessa nova era; Entre os linguistas que se dedicam aos estudos dessa intrincada combinação de textos, hipertextos, gêneros digitais e novas tecnologias estão alguns como Marcuschi (2010), Xavier (2013), Recuero (2012); O conhecimento linguístico ancorado nos pressupostos teóricos de Bezerra (2013), Franchi (2006), Bagno (2015) deve ser analisado também a partir da produção enunciativa, de que fala Bakhtin (2011), no contexto sócio cognitivo, sempre sob um olhar dialógico, tendo como foco a produção e recepção textual, e que análise linguística do contexto deve estar indissociavelmente conectada a seu contexto, observando a interação que ocorre entre os interlocutores; como se organizam os elemento linguísticos para dar sentido na formação textual. Enfim, um trabalho voltado para exploração dos temas como a relação entre a linguagem e a tecnologia; os conhecimentos linguísticos usados na produção textual no ambiente das novas tecnologias, novos suportes, novos gêneros textuais; bem como a apresentação de propostas concretas da aplicabilidade dos conceitos estudados, analisados, porque a teoria deve estar sempre próxima à prática, com propostas de fato exequíveis, considerando sempre a contextualização do todo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18952
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELLI_II_2018_09.pdf755,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.