Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18949
Título: Os contos de mistério e crime numa proposta para o ensino de literatura
Autor(es): Xavier, Miriam Salvina
Orientador(es): Polese, Edna da Silva
Palavras-chave: Conto
Leitura
Mistério
Motivação na educação
Short story
Reading
Mystery
Motivation in education
Data do documento: 19-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: XAVIER, Miriam Salvina. Os contos de mistério e crime numa proposta para o ensino de literatura. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O presente trabalho objetivou o incentivo ao interesse pela leitura da Literatura brasileira dos alunos do 1º ano do ensino médio, através do gênero literário “conto”, tendo como tema principal a abordagem ao mistério e ao crime, utilizando para tanto, especificamente produções literárias de autores brasileiros. Com base em experiências anteriores, pode-se dizer que a leitura obrigatória imposta pelas escolas gera um afastamento natural da grande maioria dos alunos pela leitura literária brasileira. Partindo desse princípio, pressupõe-se que a apresentação de um texto relativamente curto, que possa ser trabalhado em sala de aula, objetivando a pretensão de instigar a curiosidade do educando quanto ao desfecho da trama, pode e deve exercer papel fundamental no despertar do real interesse pela leitura de uma maneira geral. Nesse sentido, acredita-se que a busca por temas que exerçam certo fascínio, seja sem dúvida, a ferramenta mais importante para se atingir os objetivos visados, uma vez que, motivar o aluno a ler é uma das estratégias para torná-lo leitor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18949
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_07.pdf420,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.