Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18946
Título: Mediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aula
Autor(es): Ramos, Maria Eviane
Orientador(es): Polese, Edna da Silva
Palavras-chave: Leitura - Estudo e ensino
Leitores - Reação crítica
Cereja, William Roberto
Língua portuguesa
Reading - Study and teaching
Reader-response criticism
Portuguese language
Data do documento: 21-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RAMOS, Maria Eviane. Mediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aula. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo pesquisar a leitura em sala de aula e a literatura como disciplina. Foram entrevistados alunos e professores do ensino médio. A partir das considerações deles e embasados na pesquisa de William Roberto Cereja nos foi possível levantar alguns tópicos sobre o tema. A leitura ocupa espaço, não só no ensino de língua portuguesa, mas em todas as outras disciplinas, e é, também, instrumento de socialização. Por meio da leitura crítica, não somente do texto escrito, mas de todo discurso presente também em imagens, o indivíduo é capaz de compreender melhor as mensagens e o intuito delas transformando-se, de um reprodutor de um discurso dominante, em um produtor dos seus próprios discursos, contudo, na sala de aula nem sempre é possível estimular e formar um leitor crítico, pois a dinâmica e o currículo nem sempre dialogam e convergem a essa formação. Mediar leituras é de suma importância e um desafio transdisciplinar na atualidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18946
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_04.pdf530,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.