Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18925
Título: Uma breve reflexão acerca da escrita ao longo do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): A brief reflection on writing throughout elementary school
Autor(es): Coelho, Adriana Rocha
Orientador(es): Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Alfabetização
Escrita
Textos - Estudo e ensino
Literacy
Reading
Texts - Study and teaching
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COELHO, Adriana Rocha. Uma breve reflexão acerca da escrita ao longo do ensino fundamental. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho faz uma breve reflexão acerca da escrita no ensino fundamental. Aborda os métodos e estratégias de alfabetização utilizados no país. Discute a eficácia daqueles que levam às crianças somente a memorização de um código e dos que enxergam a dimensão interacional e discursiva da língua e, por isso, expõem às crianças às práticas de linguagem relacionadas a interação e autoria de textos escritos, por meio de situações significativas de efetiva produção de textos pertencentes a gêneros que circulam na sociedade. Apresenta algumas sugestões para aprimorar o ensino da produção de texto, após a aquisição da escrita alfabética, bem como no decorrer do ensino fundamental. Muitos alunos, tem avançado no ensino fundamental, sem adquirirem competências e habilidades fundamentais ao uso significativo da linguagem, muitas vezes, por não terem testemunhado a utilização que se faz da escrita nos mais variados contextos, por não terem sido expostos à diversidade de textos escritos, ou até, por não terem aprendido a lidar com as reais questões que a escrita apresenta nas mais variadas situações. Este trabalho, de caráter bibliográfico e documental, verificou que, o ensino da língua sob uma perspectiva sociointeracionista, retratada nos estudos de Antunes (2003), Ferreiro (1999), Leal e Brandão (2007), Lopes-Rossi (2009), Marcuschi (2011), Morais (2012), dentre outros, e, sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), tem se mostrado eficaz para o ensino da linguagem, pois considera os conhecimentos prévios dos alunos, reconhece a língua como fenômeno cultural, histórico e social, como construtora de identidades dos alunos e da comunidade a que pertencem.
Abstract: This paper to make a brief reflection about writing in elementary school. Approaching literacy methods and strategies used in the country. It discusses the efficacy of those who introduce to children only the memorization of a code and those who see the interactional and discursive dimension of the language and, therefore, expose to children the language practices related to interaction and authorship of written texts, through situations of effective production of texts belonging to genres that circulate in society. It presents some suggestions to improve the teaching of text production, after develop alphabetic writing, as throughout elementary school. Many students have been advancing in elementary education without acquire fundamental skills and abilities to use meaningful language, often because they have not witnessed the use of writing in the most varied contexts, either because they have not been exposed to the diversity of written texts, or even because they have not learned to deal with the real issues that writing presents in the most varied situations. This paper, of bibliographical character and documental, has verified that the teaching of language from a socio-interactionist perspective, portrayed in the studies of Antunes (2003), Ferreiro (1999), Leal e Brandão (2007), Lopes-Rossi (2009), Marcuschi (2011), Morais (2012), among others, and suggested by the National Curricular Parameters (1997), has been proved effective for the teaching of language, as it considers the students previous knowledge, recognizes the language as a cultural, historical and social phenomenon, as a constructor of the students' identities and of the community to which they belong.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18925
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLO_2_2018_01.pdf627,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.