Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18904
Título: | A construção do sentido do texto de um aluno com deficiência auditiva |
Autor(es): | Oliveira, Deise Elen Murbach Silva de |
Orientador(es): | Cantarin, Márcio Matiassi |
Palavras-chave: | Deficientes auditivos Alfabetização Textos Leitores Hearing impaired Literacy Texts Reader |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Deise Elen Murbach Silva de. A construção do sentido do texto de um aluno com deficiência auditiva. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | O presente estudo visou à pesquisa e busca de atividades que pudessem propiciar a um aluno portador de deficiência auditiva um melhor desempenho leitor/produtor de texto. Para cumprir esta finalidade, procurou primeiro entender dentre os métodos Oralismo, Comunicação total ou Bilinguismo a estratégia utilizada na aquisição da linguagem do aluno em questão e em seguida buscou fundamentos teóricos no trabalho com gêneros textuais para elaboração e aplicação de uma sequência didática com o gênero notícia. Os resultados da aplicação das atividades embora tenham apresentado pequenos avanços, indicam que a estratégia mostra-se positiva, principalmente se implementada de forma sistemática e utilizando também outros gêneros textuais. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18904 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_ID_2015_04.pdf | 656,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.