Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Adriano Rodrigues dos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:42:01Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:42:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-12 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adriano Rodrigues dos. O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18902 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject | African literature | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Culture - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.title | O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de literatura africana no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, toma-se como pressupostos teóricos centrais os estudos culturais (CEVASCO, 2003 e HALL, 2000), o pensamento pedagógico de Freire (2014) e o método recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993). Ao longo do artigo, temos como objetivo mostrar como a articulação de tais reflexões teóricas pode contribuir para o empreendimento de práticas pedagógicas diferenciadas, que rompam com uma tradição pedagógica focada no pensamento eurocêntrico. Além disso, o estudo mostra como tais mudanças podem se constituir como práticas promotoras de uma educação mais democrática, favorecendo assim o processo de transformação social. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Marcelo Fernando de | |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcelo Fernando de | |
dc.contributor.referee2 | Mansano Neto, João | |
dc.contributor.referee3 | Zago, Leandro | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_ID_2015_01.pdf | 514,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.