Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18897
Título: Ocorrência de implicaturas convencionais em comentários nas redes sociais: uma comparação entre espanhol boliviano e português brasileiro
Autor(es): Gareca, Ilsen Magali Choque
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Língua espanhola - Bolívia
Língua portuguesa - Brasil
Redes sociais
Epítetos
Ironia
Spanish language - Bolívia
Portuguese language - Brasil
Social networks
Epithets
Irony
Data do documento: 20-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GARECA, Ilsen Magali Choque. Ocorrência de implicaturas convencionais em comentários nas redes sociais: uma comparação entre espanhol boliviano e português brasileiro. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa analisa as ocorrências das implicaturas convencionais a partir de uma perspectiva comparada, da língua portuguesa e espanhola, a partir da análise dos comentários publicados nos perfis do Facebook de dois jornais sobre uma notícia que vinculara o Brasil e a Bolívia, nas duas línguas respectivamente, com o propósito de descrever as caraterísticas gerais destas ocorrências, assinalando suas diferenças e convergências linguísticas. Para este propósito se fez uma análise de conteúdo dos comentários dirigidos aos presidentes destes dois países, com o propósito de observar as frequências do uso de expressões que contiveram epítetos, ironias, apositivos, parentéticos, diminutivos. Como resultado, observamos que existe no geral um maior uso dos comentários no português brasileiro, quer dizer, uma maior predisposição para a caracterização do fenômeno nesse tipo de comentário nesta língua. Mesmo assim, no que se refere ao modo como essa implicatura é disparada, encontramos um maior uso de epítetos nos dois jornais indistintamente. Complementarmente, cabe ressaltar que estes epítetos foram maioritariamente depreciativos para os dois presidentes, se concentrando, as críticas dos internautas, no que consideram falta de democracia e de ética dos governos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18897
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELLI_II_2018_10.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.