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Título: Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional
Autor(es): Lemes, Andreia
Orientador(es): Matsuda, Alice Atsuko
Palavras-chave: Estética na literatura
Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro
Literatura - Metodologia
Literatura - Estudo e ensino
Aesthetics in literature
Literature - Methodology
Literature - Study and teaching
Data do documento: 14-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LEMES, Andreia. Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882
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