Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18864
Título: Leitura deleite em escola de ensino integral: desafios e possibilidades na formação novos leitores e escritores
Autor(es): Rocha, Sandra Aparecida Dias da
Orientador(es): Franz, Marcelo
Palavras-chave: Leitura
Escritores
Escolas - São Paulo (SP)
Competências essenciais - Estudo e ensino
Reading
Authors
Schools - São Paulo (SP)
Core competencies - - Study and teaching
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Sandra Aparecida Dias da. Leitura deleite em escola de ensino integral: desafios e possibilidades na formação novos leitores e escritores. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente projeto busca investigar o emprego da Leitura-deleite como auxiliar no processo de formação de novos leitores e escritores e assim investigar o seu benefício no processo de ensino aprendizagem de alunos dos Anos Finais da educação básica. Analisaremos, na forma de pesquisa-ação, a implantação do Projeto Formando Novos Leitores e Escritores que culminou na confecção de um livro intitulado 35 manhãs na Escola Estadual de Ensino Integral Deputado Manoel de Nóbrega, zona leste de São Paulo. Este trabalho possui o intuito de analisar a estratégias de leitura que estimulem a imaginação, curiosidade e fomente a vontade de escrever textos literários de nossos adolescentes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Apresenta o conceito de Leitura-deleite e suas contribuições na formação de escritores dentro da escola estadual. Entende-se que o trabalho em questão se justifica por propiciar a docentes que atuam em sala de aula caminhos para minimizar as habilidades leitora e escritora fragilizadas dos discentes; sendo, portanto, primordial a divulgação deste projeto.
Abstract: This project seeks to investigate the use of Reading-delight as an aid in the process of formation of new readers and writers and so investigate your benefit in the teaching learning process of students of the final years of basic education. We will review, in the form of research-action, the implementation of the Project by Forming New Readers and Writers which culminated in the production of a book entitled 35 morning in State School of Integral Education Deputado Manoel de Nóbrega, the East zone of São Paulo. This work has the aim of examining the reading strategies that stimulate imagination, curiosity and encourages the will to write literary texts of our teens in the Final Years of Primary School. It introduces the concept of Reading-delight and its contributions to the formation of writers within the state school. It is understood that the work in question is justified by providing the teachers who work in class paths to minimize reader and writer fragile abilities of students; being so crucial to dissemination of this project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18864
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_21.pdf866,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.