Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18859
Título: Do ensino de gramática normativa à análise linguística/semiótica
Autor(es): Sena, Claudio da Conceição
Orientador(es): Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Gramática comparada e geral
Análise linguística
Currículos - Educação
Portuguese language - Study and teaching
Grammar, Comparative and general
Linguistic analysis (Linguistics)
Curriculum - Education
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SENA, Claudio da Conceição. Do ensino de gramática normativa à análise linguística/semiótica. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo realizar um panorama acerca do ensino de gramática no Brasil nas últimas décadas e investigar os pressupostos teóricometodológicos do ensino de gramática da língua materna no ensino fundamental II, especialmente por meio de práticas de análise linguística. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Mendonça (2006), Antunes (2007), Kemiac e Araújo (2010) e documental a partir dos documentos oficiais de ensino brasileiro (BRASIL, 1999, 2017). Inicialmente, descreve as concepções e os pressupostos do ensino de normativo pelo viés da gramática tradicional. Em seguida, passa-se a abordar os pressupostos da análise linguística, prática de caráter reflexivo, que marcou o início de uma mudança de abordagem, pois foi a partir da democratização do ensino e da evolução das pesquisas científicas nas áreas da linguística, sociolinguística, psicolinguística e análise do discurso que esse quadro começou a ser modificado. Trata-se, por fim e de modo mais enfático, do ensino de gramática – análise linguística/semiótica - na Base Comum Curricular (BNCC), documento publicado no final de 2017. O estudo mostra que, nos últimos anos, a literatura e as diretrizes oficiais vêm se empenhando na tentativa de uma mudança de paradigmas no ensino da língua, enfatizando a necessidade de um trabalho de essência analítico-reflexiva.
Abstract: This monograph aims to give a overview of the teaching of grammar in Brazil in the last decades and to investigate the theoretical and methodological assumptions of the teaching of grammar of the mother tongue in elementary education II, especially through linguistic analysis practices. For this, a bibliographic research was carried out based on the studies of Mendonça (2006), Antunes (2007), Kemiac and Araújo (2010) and documentary from official Brazilian teaching documents (BRASIL, 1999, 2017). Initially, it describes the conceptions and assumptions of normative teaching through the bias of traditional grammar. Then, it is necessary to approach the presuppositions of linguistic analysis, reflective practice, which marked the beginning of a change of approach, since it was from the democratization of teaching and the evolution of scientific research in the areas of linguistics, sociolinguistics, psycholinguistics and discourse analysis that this framework began to be modified. It is, finally and more emphatically, the teaching of grammar - linguistic / semiotic analysis - in the Curricular Common Base (BNCC), a document published at the end of 2017. The study shows that, in recent years, literature and official guidelines have been trying to change paradigms in language teaching, emphasizing the need for analytical-reflective work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18859
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_04.pdf346,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.