Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847
Título: As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
Autor(es): Cordeiro, Israel Correia
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Educação
Leitura
Histórias em quadrinhos
Education
Reading
Comic books, strips, etc
Data do documento: 4-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORDEIRO, Israel Correia. As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar as histórias em quadrinhos (HQs) como ferramentas de incentivo à leitura, tendo em vista o baixo custo e a ampla aceitação por parte dos alunos da educação infantil ao ensino médio, e seus recursos literários. Neste texto, discorremos sobre as origens das histórias em quadrinhos, seu desenvolvimento, bem como o preconceito inicial por parte da comunidade escolar e sua atual utilização nos meios pedagógicos e seu valor como texto multimodal. Este trabalho de pesquisa se baseia nas pesquisas de VERGUEIRO (2007), que nos aponta as HQs como um incentivo para incrementar as aulas e motivar os alunos, e MAYER (2001), que nos mostra que os seres humanos possuem dois canais para captar as informações ao seu redor: o verbal, e o visual, do qual as histórias em quadrinhos são o maior exemplo.
Abstract: El objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de las historietas, su desarrollo, así como el preconcepto inicial por parte de la comunidad escolar, y su actual utilización en los medios pedagógicos y su valor como texto multimodal. Este trabajo de investigación se basa en las investigaciones de VERGUEIRO (2007) que nos apunta a las HQ como un incentivo para incrementar las clases y motivar a los alumnos, y MAYER (2001) que nos muestra que los seres humanos poseen dos canales para captar las informaciones al suyo alrededor: el verbal, y el visual, del cual las historietas, son el mayor ejemplo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLD_2_2018_11.pdf366,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.