Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838
Título: | Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
Autor(es): | Matos, Maria Luciane Ribeiro de |
Orientador(es): | Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
Palavras-chave: | Educação infantil Letramento Letramento digital Poesia Capparelli, Sergio, 1947 - Early childhood education Literacy Computer literacy Poetry |
Data do documento: | 11-Out-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MATOS, Maria Luciane Ribeiro. Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELLI_II_2018_13.pdf | 757,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.