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Título: A leitura de textos publicitários: uma proposta de análise na perspectiva dialógica
Autor(es): Oliveira, Aline de Freitas
Orientador(es): Rohling, Nívea
Palavras-chave: Dialogismo (Análise literária)
Análise do discurso
Publicidade
Dialogism (Literary analysis)
Discourse analysis
Publicity
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Aline de Freitas. A leitura de textos publicitários: uma proposta de análise na perspectiva dialógica. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é elaborar uma análise descritivo-interpretativa do gênero propaganda. A fundamentação teórica insere-se na linha da teoria de gêneros do discurso, do Círculo de Bakhtin. Com base nesse objetivo, foram analisadas três propagandas da empresa O Boticário, sendo duas em vídeo e uma publicada em revista e outdoor. O tratamento dos dados é de cunho interpretativo, foram analisadas as relativas estabilidades que caracterizam o gênero, a partir do tema, composição e estilo. Observou-se que as propagadas analisadas apresentam caráter argumentativo, apelo publicitário, que, neste caso, apelam para a emoção, buscando atingir necessidades humanas dos interlocutores, como a necessidade de beleza ou de atração sexual. Quanto aos enunciados verbais e não verbais, observou-se que a empresa se coloca como um aliado da mulher, que a auxilia nos momentos em que ela necessita por meio da valorização da beleza. O tema, que tem relação dialógica com outros temas, estabelece relação com fatos da vida real, com fatos históricos e com os contos de fadas, buscando assim uma identificação do interlocutor com os personagens da propaganda. A composição apresenta outros gêneros inseridos ao gênero propaganda, como o gênero entrevista, e referência a personagens de contos de fadas. Quanto ao estilo, como todo texto do gênero discursivo propaganda, apresentam caráter persuasivo e buscam convencer as interlocutoras a consumirem os produtos da empresa, fazendo escolhas lexicais que colocam a empresa como uma amiga, uma aliada da mulher tanto em momentos difíceis quanto fazendo-a refletir sobre a importância da beleza em sua vida. O slogan Acredite na beleza, com o verbo no imperativo, expressa uma ordem, para que a mulher valorize a beleza destinando parte de sua renda para o consumo de produtos de perfumaria e cosméticos. Os resultados demonstram a importância de se analisar propagandas para possibilitar o entendimento de todos os níveis de compreensão de um texto, ampliando e potencializando a experiência da leitura de propagandas.
Abstract: The objective of this research is to elaborate a descriptive-interpretative analysis of the propaganda genre. The theoretical foundation is in line with the theory of genres of discourse, of the Circle of Bakhtin. Based on this objective, three advertisements of O Boticário were analyzed, two in video and one in magazine and billboard. The treatment of the data is interpretative, the relative stabilities characterizing the genre were analyzed, based on the theme, composition and style. It was observed that the propagated analyzed presented argumentative character, advertising appeal, that in this case appeal to the emotion, seeking to reach human needs of the interlocutors, such as the need for beauty or sexual attraction. As for the verbal and non-verbal statements, it was observed that the company places itself as an ally of the woman, who assists her in the moments when she needs it through the valorization of beauty. The theme, which has a dialogical relationship with other themes, establishes a relationship with real life facts, historical facts and fairy tales, thus seeking an identification of the interlocutor with the characters of the advertisement. The composition presents other genres inserted into the propaganda genre, such as the interview genre, and reference to fairytale characters. As for the style, like all text of the discursive propaganda genre, they present a persuasive character and seek to convince the interlocutors to consume the products of the company, making lexical choices that place the company as a friend, an ally of the woman in difficult times as well as doing it reflect on the importance of beauty in your life. The slogan Believe in beauty, with the verb in the imperative, expresses an order, so that women can value beauty by earning part of their income for consumption of perfumery and cosmetics. The results demonstrate the importance of analyzing advertisements to enable understanding of all levels of comprehension of a text, amplifying and enhancing the experience of reading advertisements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18834
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