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Título: Nihonjin e Corações Sujos: uma temática e duas visões
Título(s) alternativo(s): Nihonjin and Corações Sujos: One Theme and Two Views
Autor(es): Ichikawa, Jovanca Kamizi
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Nakasato, Oscar, 1963- - Crítica e interpretação
Narrativa (Retórica)
Lukács, György, 1885-1971
Análise do discurso literário
Narration (Rhetoric)
Discourse analysis, Literary
Data do documento: 15-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ICHIKAWA, Jovanca Kamizi. Nihonjin e Corações Sujos: uma temática e duas visões. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As obras Nihonjin, de Oscar Nakasato, publicada em 2011, e Corações Sujos, de Fernando Morais, publicada em 2000, possuem uma mesma temática referente aos conflitos relacionados à Shindo Renmei dentro da comunidade japonesa no Brasil, porém divergem em sua construção narrativa, proporcionando ao leitor interpretações distintas. Por esta razão, a presente pesquisa buscou analisar o romance Nihonjin a partir do conceito de romance histórico descrito por Gyorg Lukács (2011), utilizando a pesquisa descritiva de cunho bibliográfico. Para Lukács, o importante para o romance histórico é trazer a essência da existência das personagens históricas para a literatura e conseguir evidenciar a realidade histórica através das personagens ficcionais. Já no romance Corações Sujos buscou-se analisar o conceito de romance-reportagem descrito por Rildo Cosson (2001). Para este autor, a marca do romance-reportagem são as verdades factuais, uma narrativa construída a partir de testemunhos de uma realidade ocorrida, formando uma teia de facticidade, porém diferenciando-se da reportagem “comum” por apoiar-se não somente na veracidade e cruzamento dos fatos, mas fundamentalmente na mimese e na verossimilhança. Na análise, contempla-se como as características específicas de cada subgênero apresentam-se nas obras, com o objetivo de elucidar como cada um destes elementos favorece a distinção da compreensão do mesmo evento em cada obra. Observou-se, assim, que Nihonjin (2011) apresenta um aspecto mais flexível e humanizado e Corações Sujos (2000) um aspecto mais inflexível e estereotipado em relação ao conflito com a Shindo Renmei.
Abstract: In reading the works Nihonjin and Corações Sujos, it is observed that they have a chapter with the same theme; however, diverge in their narrative construction which gives the reader a different understanding.The present research sought to analyze the novel Nihonjin, by Oscar Nakasato, published in 2011, from the concept of historical novel described by Gyorg Lukács (2011). For Lukács the important thing for the historical novel is to bring to the literature the essence of the existence of the historical characters, to be able to evidence the historical reality, through the fictional characters. In the novel Corações Sujos, by Fernando Morais, published in 2000; sought to analyze from the concept of nonfiction novel described by Rildo Cosson (2001). For Cosson, the mark of the nonfiction novel is the factual truths, a narrative constructed from evidences of a truly occurring reality, forming a web of facticity, but differentiating itself from the "common" reporting, for relying not only on veracity and intersection of facts, but fundamentally in mimesis and verisimilitude. In the analysis is contemplated how each aspect is presented in the works, with the objective of presenting how each one of these elements favor the distinction of the understanding of the same event in each work. Nihonjin (2011) presents more flexible and humanized aspect, Corações Sujos (2000) more inflexible and stereotyped aspect in relation to the conflict with Shindo Renmei. The method used was a descriptive bibliographic search.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18827
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