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Título: Análise de dados de vida aplicada em motores de tração ferroviários
Autor(es): Simões, Fábio Henrique
Orientador(es): Rigoni, Emerson
Palavras-chave: Locomotivas diesel
Locomotivas elétricas
Motores elétricos
Localização de falhas (Engenharia) - Análises
Confiabilidade (Engenharia) - Métodos estatísticos
Diesel locomotives
Electric locomotives
Electric motors
Fault location (Engineering) - Analysis
Reliability(Engineering) - Statistical methods
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SIMÕES, Fábio Henrique. Análise de dados de vida aplicada em motores de tração ferroviários. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O Motor de Tração (MT) é o componente responsável pela tração de uma locomotiva Diesel / Elétrica. O ambiente de trabalho em que ela opera é muito agressivo e de realidades distintas, devido a locomotiva trafegar em vários ambientes diferentes de temperatura, umidade e condições da via (trilho por onde a locomotiva trafega). O MT é o terceiro componente de maior custo na manutenção da locomotiva, isso é uma das premissas para dedicação do estudo de confiabilidade desse componente. O estudo foi realizado por meio da metodologia LDA (Análise Dados de Vida). Essa metodologia utiliza base de dados com os seus TTF (tempo até falha) definindo as curvas de confiabilidade. O MT foi dividido em subcomponentes que tiveram registro de falha e foi levantada a curva de confiabilidade para cada um deles. Após o levantamento das curvas de confiabilidade, os subcomponentes foram associados em série no diagrama de blocos, e com o auxílio do software BlockSim da Compass foi verificado qual é o subcomponente mais crítico para implementar ações, e aumentar a projeção de confiabilidade do MT. O estudo foi baseado em dados levantados entre janeiro 2017 e julho 2019. Foram verificadas as falhas ocorridas nos MT sujeitas a reparos neste período e seus respectivos modos de falha. Após a verificação dos dados, foi possível visualizar o melhor subcomponente para investir tempo e dinheiro na manutenção do MT de forma a aumentar a confiabilidade.
Abstract: The Traction Motor (TM) is a component in charge for the traction of a Diesel Electric Locomotives. The work environmental in which it operates is very aggressive and has different realities as the temperature and moisture variation and the conditions of the tracks due to the locomotive’s displacement. The traction motor has the third higher costs in the locomotive’s maintenance and this is a premise to the reliability study of this component. The study was based on the LDA Methodology. This methodology uses a database with its TTF (time to failure) defining the reliability curves. The traction motor was divided into subcomponents that had a failure record and the Reliability Curve was drawn for each one. After this step, the subcomponents were serially associated in the block diagram and using the BlockSim software it was verified which is the most critical subcomponent to implement actions and increases the Traction Motor Reliability projection. The study was based on data collected in the period between January 2017 and July 2019. In this period of time, the failures of Traction Motors repaired and its Failures Modes were verified. After the data verification, it was possible to settle the most important subcomponent to invest effort, time and money in Traction Motor’s Maintenance in order to increase the Reliability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18735
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