Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18715
Título: Análise da influência da temperatura, na ocorrência de flambagem em trechos da Estrada de Ferro Vitória Minas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the influence of temperature on the occurrency of buckling in Estrada de Ferro Vitória a Minas
Autor(es): Cassaro, Luciano
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Ferrovias
Ferrovias - Manutenção e reparos
Ferrovias - Trilhos
Flambagem (Mecânica)
Reliability (Engineering)
Railroads
Railroads - Maintenance and repair
Railroads - Rails
Buckling (Mechanics)
Data do documento: 10-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CASSARO, Luciano. Análise da influência da temperatura, na ocorrência de flambagem em trechos da Estrada de Ferro Vitória Minas. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Existem diversas maneiras para monitorar a condição de ativos da superestrutura da ferrovia. Inspeções visuais, medições com aparelhos manuais, medições com equipamentos de grande porte ou sensores instalados na malha ferroviária. Associados a estes métodos, é primordial possuir parâmetros determinam ações a serem implementadas, podendo ser imediata ou programada, com objetivos comuns entre custo e segurança operacional. Este trabalho utiliza resultados de três sensores de temperaturas instalados nos trilhos da Estrada de Ferro Vitória a Minas associados ao modo de falhas de flambagens de via ocorridas em períodos de incidência de altas temperaturas. A metodologia utilizada é orientada pelo Método de Análise de Dados de Vida, onde a falha é correlacionada não com o tempo, mas com a máxima temperatura registrada no dia da falha. A análise tem por objetivo determinar a probabilidade de ocorrência de flambagens em função das máximas temperaturas registradas nos trilhos e a temperatura de gatilho para acionar a inspeção preventiva na ferrovia.
Abstract: There’re several ways to monitor the asset condition of the railway superstructure. Visual inspection, manual instrument measurements, measurements with machine of way or sensors installed in the railway network. Associated with these methods, it’s paramount to have parameters that determine actions to be implemented, which can be immediate or programmed, with common objectives between cost and operational safety. This work uses results from three temperature sensors installed in Estrada de Ferro Vitória a Minas associated with the failure mode with buckling of rail occurring during periods of high temperature incidence. The methodology used is oriented by the Life Data Analysis Method, where the failure is correlated not with time but with the maximum temperature recorded on the day of failure. The purpose of the analysis is to determine the probability of occurrence of buckling in function of the maximum temperatures recorded in the rails and the trigger temperature to move the preventive inspection in the railroad.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18715
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEECVIT_1_2016_17.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.