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Título: Quantificação da confiabilidade de uma planta de estocagem de gás liquefeito do petróleo (GLP)
Título(s) alternativo(s): Reliability quantification of liquefied petroleum gas (LPG) storage plant
Autor(es): Prado, Rubens Daniel Silva do
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Gás natural liquefeito
Manutenção
Confiabilidade (Engenharia) - Métodos estatísticos
Localização de falhas (Engenharia)
Liquefied natural gas
Maintenance
Reliability (Engineering) - Statistical methods
Fault location (Engineering)
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PRADO, Rubens Daniel Silva do. Quantificação da confiabilidade de uma planta de estocagem de gás liquefeito do petróleo (GLP). 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Baseado nos princípios da gestão de ativos, a confiabilidade se mostra como uma importante ferramenta para a definição de estratégias voltadas para os setores operacionais e de manutenção em grandes organizações. Dentro deste contexto, este trabalho tem por objetivo quantificar a confiabilidade de uma planta de estocagem de gás liquefeito do petróleo (GLP) em suas principais configurações operacionais. Através da utilização das informações de intervenções de manutenção obtidas do software de gestão, foi possível criar modelos de confiabilidade para os equipamentos dos processos e validá-los junto aos consultores da companhia. Assim, com base nos resultados, buscou-se definir tecnicamente os pontos fortes e de maior vulnerabilidade da planta como um todo e propor ações para minimizar os pontos críticos encontrados. O resultado final identificou a etapa com menor confiabilidade dentro do processo e os equipamentos mais suscetíveis a falhas. Foi recomendado um maior acompanhamento destes elementos através de técnicas preditivas, políticas de sobressalentes mais adequadas e priorização das frentes de trabalho.
Abstract: This study demonstrate the use of Reliability Engineering tools, principally the life data analysis, in the definition of locomotive turbocharger maintenance strategies, in order to optimize the total cost of maintenance and increase the system reliability, reducing the risk of catastrophic failures that can produce large impacts on trains operations. This is an applied research and can be defined as bibliographic and documentary, using maintenance records and procedures about the component (turbocharger). On the results, the study identified opportunities to review the maintenance intervals based on component failure behavior, aligned to the company's strategic planning. Through this work were defined strategies that reduce the incidence of each failure mode, as well the preventive replacement interval that minimizes the maintenance cost of the component, reducing the maintenance cost of the company. The final result identified the stage with less reliability within the process and the equipment more susceptible to failure. It was recommended a greater monitoring of these elements through predictive techniques, more suitable spare policies and prioritization of the work fronts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18686
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