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Título: Análise de dados de vida aplicada a um componente aeronáutico na otimização do seu intervalo de manutenção
Autor(es): Silva, Heric Ramos
Orientador(es): Mariano, Carlos Henrique
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Manutenção
Otimização matemática
Indústria aeronáutica
Aviões
Reliability (Engineering)
Maintenance
Mathematicaloptimization
Aircraft industry
Airplanes
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Heric Ramos. Análise de dados de vida aplicada a um componente aeronáutico na otimização do seu intervalo de manutenção. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Ao final dos anos 50 a frota de aviões cresceu muito e os custos de manutenção se tornaram significativamente altos, tornando viável um estudo mais detalhado sobre as técnicas de manutenção existentes à época. Paralelamente à isso, a Federal Aviation Agency (FAA), que regulava as práticas de manutenção preventivas, estava frustrada com estudos mostrando não haver controle entre confiabilidade e manutenção preventiva em certo tipos de motores. Isso levou , em 1960, à uma força tarefa entre FAA e companhias aéreas, com o objetivo de investigar as capacidades da manutenção preventiva. A metodologia é reconhecidamente um sucesso quanto à sua aplicação, gerando grandes ganhos em tarefas de manutenção preventiva, custos de manutenção, disponibilidade de sistemas, sobressalentes, etc. Porém ainda há pontos em que a metodologia apresenta fraquezas e necessita de ferramentas complementares. Um exemplo disto, e que será objeto de estudo neste trabalho, é a falta de modelos probabilísticos na determinação das estratégias de manutenção e intervalos de manutenção ficando dependente da experiência do analista, o que pode levar à um resultado enviesado e errôneo. Como resultado deste trabalho foi possível determinar o intervalo de manutenção para um componente fundamentado em evidências numéricas obtidas de dados de campo, aumentando em 25% o intervalo anteriormente utilizado.
Abstract: By the end of the 50s, the aircraft fleet had grown exponentially and the maintenance costs had become significantly high, this fact made a more thorough study about maintenance techniques viable at that time. At the same time, the Federal Aviation Agency (FAA), responsible for regulating the preventive maintenance was frustrated at some studies showing that there was no control between reliability and preventive maintenance in some kinds of engines. This led to, in 1960, a task force between FAA and the airlines, aiming the investigation of the capabilities of preventive maintenance. This methodology is known to be successful regarding its application, causing great benefit and gain in preventive maintenance tasks, maintenance costs, availability of systems, spares etc. However, there are still some weakness to some points of this methodology which requires additional features. An example of it, that will be an object in this study, is the lack of probabilistic models in determining the maintenance strategies and maintenance intervals depending on the analyst’s own experience that can result in a bias and erroneous result. As a result of this study, it was possible to determine a maintenance interval for a specific component based on field data evidences, increasing in 25% the interval previously used.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18681
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