Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18664
Título: Gestão da disponibilidade em ativos físicos para uma linha de produção com três turnos
Título(s) alternativo(s): Availability in asset management for physical production line with three shifts
Autor(es): Rodrigues, Joel Manoel
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Métodos de linha de montagem
Confiabilidade (Engenharia)
Máquinas - Manutenção e reparos
Métodos de simulação
Assembly-line methods
Reliability (Engineering)
Machinery - Maintenance and repair
Simulation methods
Data do documento: 6-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RODRIGUES, Joel Manoel. Gestão da disponibilidade em ativos físicos para uma linha de produção com três turnos. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia da Confiabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho reproduz de forma simulada o comportamento da disponibilidade em uma linha de produção do setor automobilístico que atua em três turnos. Utilizando-se de um banco de dados de quatro meses para calcular as distribuições de confiabilidade e reparo de cada operação, determinou-se a probabilidade do desempenho dos turnos submetido as mesmas condições de trabalho. Utilizando dos preceitos básicos de modelagem e simulação (RAM Analysis) com os indicadores de Tempo Médio de Reparo (MTTR), Tempo Médio entre Falhas (MTBF) e Disponibilidade, interpretou-se os resultados da confiabilidade. Na análise e inter-relação entre turnos foram utilizadas as ferramentas disponíveis nos softwares Weibull ++ e BlockSim da reliasoft. A simulação executada para um dia de trabalho mostrou estatisticamente que há um alto índice de indisponibilidade porém com homogeneidade no número e no tempo de linha parada, com equipes e horários diferentes em um mix de produção variado. O resultado da simulação mostra o turno da manhã com 44 falhas, o da tarde 48 e o turno da noite 49 falhas com os seus respectivos tempos em reparo.
Abstract: This work reproduces a simulated behavior of availability in a production line of automotive industry which operates in three shifts. Using for this a database of four months to calculate the distributions of reliability and repair of each operation, thus pointing to the probability of the performance of the shifts undergone the same working conditions. Using for this the basic rules of modeling and simulation (RAM Analysis), with the indicators of Mean Time to Repair (MTTR), Mean Time Between Failures (MTBF) and availability were used to interpret the results of reliability. For analysis and interrelation between shifts, were used available tools in the software Weibull ++ and BlockSim of ReliaSoft. The simulation runs for a day's work showed statistically that there is a high degree of unavailability, however with homogeneity in the number of failures and the time line failure with teams and time different in a varied mix of production. The result shows in the morning shift with 44 failures, 48 the afternoon and the night shift 49 failures with their respective repair time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18664
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_II_2013_09.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.