Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18645
Título: Substituição de disjuntores de alta tensão: aumento de confiabilidade e de patrimônio em empresas concessionárias de Energia Elétrica
Autor(es): Silva, Clailton Leopoldo da
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Disjuntores elétricos
Energia elétrica - Distribuição
Manutenção - Confiabilidade
Electric circuit-breakers
Electric power distribution
Maintenance - Reliability
Data do documento: 7-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Clailton Leopoldo da. Substituição de disjuntores de alta tensão: aumento de confiabilidade e de patrimônio em empresas concessionárias de Energia Elétrica. 2013. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta monografia apresenta o tema de retorno de investimentos, e também o aumento de confiabilidade do sistema elétrico brasileiro, das empresas distribuidoras de energia elétrica ao se trocar os equipamentos depreciados por outros novos. Especificamente tratará a troca de equipamentos essenciais no contexto de uma subestação e com um alto valor econômico agregado, que são os disjuntores de alta tensão instalados em subestações de energia elétrica responsáveis pela transmissão e distribuição de energia elétrica, baseada nas regras atuais do responsável pela regulação desse ramo de mercado, a Agência Nacional de Energia Elétrica. Este trabalho é classificado como uma pesquisa científica aplicada com propósito explicativo e tem por objetivo propor a renovação dos equipamentos instalados dando como exemplo o retorno obtido ao se trocar um equipamento. Os resultados foram: validação da metodologia contábil, demonstração do aumento de confiabilidade do sistema após as substituições, demonstração do retorno de investimento e melhoria na gestão financeira destinada a verbas de custeio da empresa e em uma segunda etapa verificar as características técnicas dos vários modelos de disjuntores.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18645
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEC_2012_2.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.