Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18610
Título: Análise e determinação do custo do ciclo de vida de um superaquecedor secundário de caldeira
Título(s) alternativo(s): Life cycle cost analysis and determination of a secondary boiler superheater
Autor(es): Dias, Rogélio
Orientador(es): Paris, Wanderson Stael
Palavras-chave: Vida útil (Engenharia) - Análises
Ativos (Contabilidade)
Usinas siderúrgicas
Caldeiras
Termoeletricidade
Service life (Engineering) - Analysis
Assets (Accounting)
Steel-works
Boilers
Thermoelectricity
Data do documento: 4-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIAS, Rogélio. Análise e determinação do custo do ciclo de vida de um superaquecedor secundário de caldeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Engenharia da Confiabilidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho foi realizado devido a ocorrência de falhas no superaquedor secundário da central termelétrica 3 da ArcelorMittal Tubarão. Na área de manutenção é muito comum que a tomada de decisão na aquisição de bens de capital, muitas vezes seja feita por base no custo de aquisição e não no custo total do ciclo de vida. Utilizando estudo de custo do ciclo de vida (LCC), foram analisadas 03 alternativas para determinar a melhor delas à ser utilizada e o melhor momento para se substituir o componente em uso tendo assim o melhor custo benefício para a empresa. As análises foram realizadas comparando as alternativas, utilizando análise do custo de vida. O resultado do trabalho mostrará a alternativa mais viável a ser empregada. Este tipo de abordagem de Engenharia Econômica estimula uma visão de longo prazo ao invés do curto prazo e também pode ser muito útil na Gestão de Ativos de uma empresa.
Abstract: Este trabalho foi realizado devido a ocorrência de falhas no superaquedor secundário da central termelétrica 3 da ArcelorMittal Tubarão. Na área de manutenção é muito comum que a tomada de decisão na aquisição de bens de capital, muitas vezes seja feita por base no custo de aquisição e não no custo total do ciclo de vida. Utilizando estudo de custo do ciclo de vida (LCC), foram analisadas 03 alternativas para determinar a melhor delas à ser utilizada e o melhor momento para se substituir o componente em uso tendo assim o melhor custo benefício para a empresa. As análises foram realizadas comparando as alternativas, utilizando análise do custo de vida. O resultado do trabalho mostrará a alternativa mais viável a ser empregada. Este tipo de abordagem de Engenharia Econômica estimula uma visão de longo prazo ao invés do curto prazo e também pode ser muito útil na Gestão de Ativos de uma empresa.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18610
Aparece nas coleções:CT - Engenharia da Confiabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEECVIT_II_2019_31.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.