Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Kelly Carla Perez da-
dc.date.accessioned2016-12-02T17:02:32Z-
dc.date.available2016-12-02T17:02:32Z-
dc.date.issued2016-04-15-
dc.identifier.citationCOSTA, Kelly Carla Perez da. Como potencializar o ensino-aprendizagem de conceitos introdutórios de óptica geométrica no ensino médio mediante algumas telas de Joseph Wright e a plataforma de mídia social educativa Edmodo. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1858-
dc.descriptionAcompanha: Óptica, Joseph Wright e Edmodopt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigated the understanding of introductory concepts of Optics mediated by a social media platform - Edmodo - and using the viewing screen of the english painter Joseph Wright (1734-1797). In the XVIII century in England, marked by the Industrial Revolution and the Enlightenment, the physical, chemical and biological sciences had a great development. It is in this context that Joseph Wright produces a number of night scenes paintings representing scientific and industrial issues. Some of his works were used to enter the Optics in classes of 2nd year of high school to two state schools of Paraná. The teaching of Physics currently requires the use of ICT and Edmodo, which is an educational social media platform, was chosen to mediate Art and Physics. Three activities are proposed: description of Joseph Wright screens, questionnaire on the historical context and contextual photographs. The research approach was qualitative and methodological procedures according to action research. Data collection consisted of systematic observation of activities performed, participation in the platform and interactions caused by this practice and also on participant observation in the presentation of photographs by students. It was concluded that all Art, History and Optics, can enhance the teaching optics concepts. Considering the complexity of the elements involved in the research - Joseph Wright’s screens and Edmodo - dialogical approach in practice has shown that student groups are potentially collaborative when these new elements are introduced along with the contents of the subject. However, a longer time for this setting with the chosen ICT is necessary to stimulate and expand the collaborative learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometrical opticspt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectVirtual reality in educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleComo potencializar o ensino-aprendizagem de conceitos introdutórios de óptica geométrica no ensino médio mediante algumas telas de Joseph Wright e a plataforma de mídia social educativa Edmodopt_BR
dc.title.alternativeHow to enhance learning concepts of geometric optics on high school by some Joseph Wright’s screens and Edmodo’s social media educational platformpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investigou a compreensão dos conceitos introdutórios de Óptica mediados por uma plataforma de mídia social – Edmodo – utilizando a observação de telas do pintor inglês Joseph Wright (1734 – 1797). No século XVIII, na Inglaterra, marcado pela Revolução Industrial e o Iluminismo, as ciências físicas, químicas e biológicas tiveram um grande desenvolvimento. E é neste contexto que Joseph Wright produz uma série de pinturas de cenas noturnas representando questões científicas e industriais. Algumas de suas obras foram utilizadas para introduzir a Óptica em turmas de 2°ano do ensino médio de duas escolas estaduais do Paraná. O Ensino de Física atualmente demanda o uso de TIC e o Edmodo, que é uma plataforma de mídia social educativa, foi escolhida para mediar Arte e Física. Três atividades foram propostas: descrição de telas de Joseph Wright, questionário sobre o contexto histórico e fotografias contextualizadas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com procedimentos metodológicos segundo a pesquisa-ação. A coleta de dados consistiu na observação sistemática de atividades realizadas, da participação na plataforma e das interações provocadas com esta prática e, também na observação participante na apresentação das fotografias pelos estudantes. Concluiu-se que o conjunto Arte, História e Óptica consegue potencializar o ensino de conceitos de Óptica. Considerando a complexidade dos elementos envolvidos na pesquisa - as telas de Joseph Wright e o Edmodo - a postura dialógica nas práticas mostrou que os grupos de estudantes são potencialmente colaborativos quando estes elementos novos são introduzidos junto com os conteúdos da disciplina. Contudo, um tempo maior para esta ambientação com a TIC escolhida é necessário, visando estimular e ampliar a aprendizagem colaborativa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128920763352530pt_BR
dc.contributor.advisor1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2Bastos, Fábio da Purificação de-
dc.contributor.referee3Alves, João Amadeus Pereira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Costa, Kelly Carla Perez da_2016.pdf6,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Costa, Kelly Carla Perez da_2016_1.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons