Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18559
Título: Estudo da viabilidade técnica para a instalação de um Sistema Fotovoltaico conectado a rede elétrica para um complexo poliesportivo de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Technical feasibility study for installation of a grid-tied photovoltaic system for a multisport complex from Curitiba
Autor(es): Kessler, Romulo Hoffmann
Orientador(es): Urbanetz Junior, Jair
Palavras-chave: Sistemas de energia fotovoltaica
Geração de energia fotovoltaica
Estudos de viabilidade
Energia - Fontes alternativas
Photovoltaic power systems
Photovoltaic power generation
Feasibility studies
Renewable energy sources
Data do documento: 29-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KESSLER, Rômulo Hoffmann. Estudo da viabilidade técnica para a instalação de um Sistema Fotovoltaico conectado a rede elétrica para um complexo poliesportivo de Curitiba. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de (Especialização em Energias Renováveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de viabilidade técnica para a instalação de um Sistema Fotovoltaico Conectado a rede elétrica em Curitiba.A base científica das informações sobre o tema é fundamentada por: literaturas, internet, dissertações e dados técnicos de fabricantes. Para tratamento de dados obtidos em campo, é utilizado um banco de dados de irradiação solar e um programa de computador que utiliza esses dados para a simulação do sistema fotovoltaico. A análise de viabilidade técnica aborda a produção de energia do sistema solar fotovoltaico como auxilio de um programa de computador e gráficos. Para a viabilidade técnica é feito o reconhecimento do local, a melhor aba do telhado é eleita assim como o melhor ângulo de inclinação dos módulos, o sistema é dimensionado, atribuindo uma distribuição do arranjo de módulos, respeitando limites de tensão e corrente, o espaço disponível é averiguado e a produção do sistema fotovoltaico é simulada para confirmar se o sistema está bem dimensionado. Por fim, a viabilidade técnica é averiguada e alguns pontos em relação aos equipamentos escolhidos são discutidos.
Abstract: This paper presents the technical feasibility study of a grid-tied Photovoltaic System in Curitiba. The scientific basis of the information will be supported by: literatures, internet, dissertations and technical data of manufacturers. To treat the data obtained in field, will be used a solar irradiation database and a software that will use the data to simulate the photovoltaic system.The analysis of the technical feasibility will discuss the energy generation with support of softwares and graphics. For the technical feasibility recognizes the local, energy required, chooses the best part of the roof, the best tilt angle of the photovoltaic modules, scales the system, assigns a distribution of modules arrangement that respects limits of the voltage and current, ascertains if the space is enough and simulates the energy production of the photovoltaic system throughout the year to ensure if it has been sized adequately. On the final, the technical feasibility is verified and some points of the equipments selected are discussed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18559
Aparece nas coleções:CT - Energias Renováveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEER_I_2015_15.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.