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Título: Mapeamento do risco operacional para atividades com aeronaves remotamente pilotadas no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Mapping of operational risk for activities with remotely piloted aircraft in the state of Paraná
Autor(es): Mlenek, Dyeison Cesar
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Espaço aéreo (Direito)
Drone
Risco - Análise
Administração de risco
Airspace (Law)
Drone aircraft
Risk - Analysss
Risk management
Data do documento: 5-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MLENEK, Dyeison Cesar. Mapeamento do risco operacional para atividades com aeronaves remotamente pilotadas no estado do Paraná. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O constante crescimento do emprego de aeronaves remotamente pilotadas com diversas finalidades de uso, caracterizado por um grupo heterogêneo de usuários, demandou de atenção especial à segurança principalmente do acesso ao espaço aéreo. Baseado na legislação vigente e em conhecimentos práticos de pilotos, os objetivos do trabalho foram identificar as variáveis que influenciam diretamente na segurança operacional de aeronaves remotamente pilotadas relacionadas ao uso do solo, a classificação de acordo com a severidade e probabilidade de ocorrências danosas considerando cenários pessimistas, o mapeamento do risco operacional no estado do Paraná, seguido da implementação de uma plataforma de consulta baseado em sistemas de informação geográfica. O processo de mapeamento consistiu no levantamento e validação dos dados espaciais de interesse, delimitação das áreas de influência, atribuição das classes de risco, hierarquização dos riscos, representação cartográfica e a implementação de um sistema de informação geográfica para consulta dos riscos operacionais. Como resultado o mapeamento proporcionou a observação da distribuição espacial do risco operacional e do tempo de aprovação para as solicitações de acesso ao espaço aéreo, verificou-se a correlação positiva do risco operacional com a altitude de voo, indicou-se as cidades críticas para as operações com aeronaves remotamente pilotadas, foram propostas medidas de mitigação dos riscos relacionados as variáveis de uso de solo e foi implementado um protótipo de sistema de informação geográfica para a consulta de riscos de acordo com a área de estudo. A interpretação da legislação e transformação em produtos cartográficos, visou a simplificação do entendimento das questões de segurança operacional, possibilitando uma nova perspectiva aos operadores e gestores para a construção das análises de risco de porte obrigatório nos locais de operação com aeronaves remotamente pilotadas.
Abstract: The constant growth of the use of remotely piloted aircraft with different purposes of use, characterized by a heterogeneous group of users, demanded of special attention to the security mainly of the access to the airspace. Based on current legislation and practical pilot knowledge, the objectives of the study were to identify the variables that directly influence the operational safety of remotely piloted aircraft related to land use, classification according to severity and probability of harmful occurrences considering pessimistic scenarios, the mapping of operational risk in the state of Paraná, followed by the implementation of a consultation platform based on geographic information systems. The mapping process consisted of the collection and validation of spatial data of interest, delimitation of areas of influence, assignment of risk classes, hierarchy of risks, cartographic representation and the implementation of a geographic information system to consult operational risks. As a result, the mapping provided the observation of the spatial distribution of operational risk and the time of approval for requests for access to airspace, a positive correlation of operational risk with flight altitude was indicated, operations with remotely piloted aircraft, measures were proposed to mitigate the risks related to the variables of land use and a prototype of a geographic information system was implemented to consult the risks according to the study area. The interpretation of the legislation and transformation into cartographic products, aimed at simplifying the understanding of safety issues, providing a new perspective for operators and managers to construct risk analysis of mandatory dimensions in the operating locations with remotely piloted aircraft.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18364
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