Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18256
Título: Confiabilidade das instalações elétricas destinadas a partida de bombas de combate a incêndio
Autor(es): Souza, Glauber Cabral
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Bombas hidráulicas elétricas
Incêndios
Confiabilidade (Engenharia)
Instalações elétricas
Pumping machinery, Electric
Fires
Reliability (Engineering)
Electric wiring
Data do documento: 15-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Glauber Cabral de. Confiabilidade das instalações elétricas destinadas a partida de bombas de combate a incêndio. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho destina-se a esclarecer e guiar os projetistas iniciantes que pretendem realizar o quadro de comando e potência destinado a partida de bombas elétricas de combate a incêndio, além de estabelecer um critério de avaliação do emprego das normas nacionais vigentes nos quadros já existentes. Tendo assim o objetivo de estabelecer parâmetros de confiabilidade. Devido as diversas técnicas que podem ser empregadas a este ramo do estudo da engenharia elétricas chamado de eletrotécnica, muitos podem cometer erros ou equívocos que em outras partidas e sistemas de bombas elétricas seriam perfeitamente aceitáveis e até desejáveis. Ao avaliar alguns painéis é notável a falta de uma metodologia de projeto que unifique os conhecimentos e normas aplicáveis, por isto foi elaborado um questionário que busca avaliar o cumprimento ou descumprimento de itens das normas. Com base neste trabalho foi evidenciado que diversas instalações descumprem vários itens das normas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18256
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXV_2018_15.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.