Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1810
Título: Sistema de gestão em segurança e saúde do trabalho (SGSST) integrando a norma OHSAS 18001 e NR-18: proposta para o setor da construção civil
Título(s) alternativo(s): Managment system and ocuppational safety in OHSAS 18001 and NR-18 prisms
Autor(es): Fernandes, Luisa Helena
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Engenharia civil
Segurança do trabalho
Civil engineering
Industrial safety
Data do documento: 13-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Luisa Helena. Sistema de gestão em segurança e saúde do trabalho - SGSST - integrando a norma OHSAS 18001 e NR-18: proposta para o setor da construção civil. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A segurança do trabalho é tema crucial para o desenvolvimento da construção civil devido à necessidade de garantir a saúde laboral dos trabalhadores, a que se faz por intermédio de normas legislativas e de gestão de produção. Dessa forma, entre diversas normas correlatas, foi promulgada a NR-18, com o intuito de assegurar ao trabalhador condições mínimas ao desenvolvimento do trabalho. Apesar das evoluções legislativas sobre o tema, estas se tornaram ineficazes frente ao número excessivo de acidentes ocorridos no setor da construção civil, trazendo à empresa maiores responsabilidades ao assegurar a saúde e segurança de seus trabalhadores. Em vista dessa necessidade de melhoria do ambiente de trabalho em um aspecto geral, tanto com fins de garantir a obediência legal quanto para maior conforto dos trabalhadores e qualidade da organização, o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST) se demonstra um instrumento válido à evolução da gestão das empresas, bem como a OHSAS 18001 que se propõe a garantir a eficiência e integração de um sistema voltado à segurança e saúde do trabalho por meios de implementos e adaptações deste, a fim de trazer melhorias significativas às condições do ambiente de trabalho, especialmente na forma de uma nova cultura a ser adotada pela empresa. Abordando a problemática, o presente trabalho tem por finalidade desenvolver um sistema de gestão por meio da OHSAS 18001 que seja compatível com os termos da NR-18, pois é nesta integração entre o SGSST ao Sistema de Gestão da empresa como uma prática usual desta que se tem em vista um beneficiamento da segurança do trabalho no ramo de Edificações na percepção da necessidade de um comprometimento da alta administração e a incorporação de metas e SST às metas organizacionais.
Abstract: The job security issue is crucial for the development of construction due to the need to ensure the health of workers, which is done by means of laws and production management. Thus, among various other laws, was enacted NR-18, in order to ensure the worker's minimum conditions for the development work. Despite legislative developments on the subject, they have become ineffective against the excessive number of accidents in the construction industry, bringing the company to greater in ensuring the health and safety of its workers. In view of this need for improvement of working environment in a general appearance, both for purposes of ensuring the law obedience as comfort for workers and quality of the organization, the System Health Management and Safety (OHSMS) is a valid tool demonstrates the evolution of business management, as well as OHSAS 18001 which proposes to ensure the efficiency and integration of a system geared to safety and health at work by means of implements and adaptations of it, in order to bring significant improvements to conditions of work, especially in the form of a new culture to be adopted by the company. Addressing the problem, this paper aims to develop a management system by OHSAS 18001 which is consistent with the terms of NR-18 as it is this integration of OHSMS Management System of the company as a usual practice of that aims at an improvement of work safety in the business of Buildings.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1810
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEC_M_Fernandes, Luisa Helena_2012.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.