Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1790
Título: Formação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessárias
Título(s) alternativo(s): Continuing education, development of teaching practices in the classroom and promotion of teachers’ health: necessary relations
Autor(es): Lima, Anselmo Pereira de
Althaus, Dalvane
Palavras-chave: Educação permanente
Professores universitários
Professores - Formação
Prática de ensino
Educação
Continuing education
College teachers
Teachers, Training of
Student teaching
Education
Data do documento: 2016
Câmpus: Pato Branco
Citação: LIMA, Anselmo Pereira de; ALTHAUS, Dalvane; Formação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessárias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 97-116, 2016. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2648/pdf>. Acesso em: 28 set. 2016.
Resumo: Apresenta uma análise dos resultados de uma ação de formação docente continuada em uma universidade pública brasileira. Objetiva apresentar e discutir relações que se revelaram necessárias entre a referida ação, o desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e a promoção da saúde dos professores. A fundamentação teórico-metodológica tem caráter clínico, desenvolvimental e dialógico-argumentativo e lança mão do método da autoconfrontação simples e cruzada para abordagem de gestos profissionais docentes. Os resultados apontam para a necessidade de ações de formação docente continuada voltadas prioritariamente para o trabalho concreto em sala de aula, o que, além de permitir o desenvolvimento de práticas pedagógicas, possibilita a promoção da própria saúde do professor.
Abstract: This article presents an analysis of the results of an action of teacher continuing education in a public Brazilian university. It presents and discusses relations that proved to be necessary between the aforementioned action, the development of classroom pedagogical practices and the promotion of teachers’ health. Its theoretical and methodological foundations consist on a clinic, developmental and dialogic-argumentative character and employ the method of simple and crossed self-confrontation,in order to address professional teaching gestures. The results indicate the necessity of actions related to teachers’ continuing education, focused primarily on the concrete classroom work, which, in addition to allowing the development of pedagogical practices, makes the promotion of teachers’ health itself possible.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1790
ISSN: 21766681
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBEP_Lima, Anselmo Pereira de_2016.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons