Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Anselmo Pereira de-
dc.creatorAlthaus, Dalvane-
dc.date.accessioned2016-10-24T18:15:18Z-
dc.date.available2016-10-24T18:15:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Anselmo Pereira de; ALTHAUS, Dalvane; Formação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessárias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 97-116, 2016. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2648/pdf>. Acesso em: 28 set. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn21766681pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1790-
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the results of an action of teacher continuing education in a public Brazilian university. It presents and discusses relations that proved to be necessary between the aforementioned action, the development of classroom pedagogical practices and the promotion of teachers’ health. Its theoretical and methodological foundations consist on a clinic, developmental and dialogic-argumentative character and employ the method of simple and crossed self-confrontation,in order to address professional teaching gestures. The results indicate the necessity of actions related to teachers’ continuing education, focused primarily on the concrete classroom work, which, in addition to allowing the development of pedagogical practices, makes the promotion of teachers’ health itself possible.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospt_BR
dc.relation.urihttp://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2648/pdfpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/about/editorialPolicies#openAccessPolicypt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectCollege teacherspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleFormação docente continuada, desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e promoção da saúde do professor: relações necessáriaspt_BR
dc.title.alternativeContinuing education, development of teaching practices in the classroom and promotion of teachers’ health: necessary relationspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoApresenta uma análise dos resultados de uma ação de formação docente continuada em uma universidade pública brasileira. Objetiva apresentar e discutir relações que se revelaram necessárias entre a referida ação, o desenvolvimento de práticas pedagógicas em sala de aula e a promoção da saúde dos professores. A fundamentação teórico-metodológica tem caráter clínico, desenvolvimental e dialógico-argumentativo e lança mão do método da autoconfrontação simples e cruzada para abordagem de gestos profissionais docentes. Os resultados apontam para a necessidade de ações de formação docente continuada voltadas prioritariamente para o trabalho concreto em sala de aula, o que, além de permitir o desenvolvimento de práticas pedagógicas, possibilita a promoção da própria saúde do professor.pt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/366113867pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.citation.volume97pt_BR
dc.citation.issue245pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBEP_Lima, Anselmo Pereira de_2016.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons