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Título: Avaliação das condições de segurança em rodovias federais da região metropolitana de Curitiba
Autor(es): Mazzetto, Luiz Fernando
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Rodovias - Medidas de segurança
Trânsito - Sinais e sinalização
Acidentes de trânsito - Prevenção
Roads - Safety measures
Traffic signs and signals
Traffic accidents - Prevention
Data do documento: 6-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAZZETTO, Luiz Fernando. Avaliação das condições de segurança em rodovias federais da região metropolitana de Curitiba. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O transporte terrestre é o modal mais utilizado no Brasil no deslocamento de pessoas no trajeto para o trabalho. Estima-se que 0,2% da população mundial morreu em acidentes de trânsito em 2010, gerando um custo de até 2% do PIB para países de média e baixa renda. Um acidente ocorre com a combinação de vários fatores, como o ser humano, o veículo e o ambiente nele inseridos. Para mitigar a gravidade de um acidente alguns fatores são fundamentais nas rodovias para proteger os usuários, como as sinalizações vertical e horizontal, os dispositivos de contenção e auxiliares e a pavimentação. Este estudo avaliou as condições de segurança de trechos de rodovias federais próximas a regiões urbanas e industriais de grande fluxo. Após registro em vídeo, foram analisados os fatores de proteção para cada um dos 35 quilômetros em sentido único do trecho. Para cada parâmetro foram tabulados valores zero ou um para definir conformidade com relação a aplicabilidade, existência e conservação do sistema de segurança. O objetivo principal foi obter dados de porcentagem de conformidade dos sistemas das rodovias, com objetivos secundários deverificaratendimento das rodovias a níveis de segurança adequados, analisar o ambiente como um fator contribuinte para gravidade dos acidentes e comparar trechos de rodovias pedagiadas com uma não pedagiada. Os resultados apontaram que os índices de conformidade de sinalização e dispositivos de contenção e auxiliares estão abaixo de 80%, enquanto o pavimento atinge nível de 90%. Com esses resultados o estudo concluiu que o nível de segurança das rodovias não está em um patamarsatisfatório e, portanto, é um fator que pode agravar um acidente. Além disso, a média geral de conformidade em trechos pedagiados foi de 75%, enquanto nos trechos não pedagiados foi de 61%.
Abstract: The ground transportation is the most used way in Brazil for people to go to work. It is estimated that 0,2% of the world population died in traffic accidents on 2010, generating a cost of until 2% of GDP from low and medium budget countries. An accident occurs due to a combination of many factors, like human, vehicle and the environment. To mitigate the severity of an accident some factors are fundamental on the road to protect the users, for example vertical and horizontal road signs, restraint and auxiliary devices and road paving. This study evaluated the safety conditions of some specific federal highways in Brazil near urban and industrial regions with big vehicles flux. After a video recording, protection factors were analyzed for each one of the 35 kilometers in one way of the stretch. For each parameter were tabbed values zero or one to define conformity according to applicability, existence and conservation of safety systems. The main objective was obtain the percentage data of this conformity from road systems, with secondary objectives of verifying the accordance of the roads with adequate safety levels, analyze the environment as a contributing factor to the severity of an accident and comparison between toll and not toll roads. The results showed that the conformity rates of signs and restraint and auxiliary devices are below 80%, while the pavement rates reaches 90%. With these numbers the study concluded that the roads are not in a satisfactory safety level and, therefore, is a factor that can worsen and accident. Furthermore, the global average of conformity in toll highways was 75%, while in non-toll roads was 61%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17738
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