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Título: Percepção de risco de incêndio em escolas municipais de Campo Magro/PR
Autor(es): Mendes, Celina Milani Rodrigues Amorim
Orientador(es): Sperandio, Carlos Augusto
Palavras-chave: Incêndios - Fatores de risco
Prevenção de incêndios
Acidentes escolares - Prevenção
Fires - Risk factors
Fire prevention
School accidents - Prevention
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDES, Celina Milani Rodrigues Amorim. Percepção de risco de incêndio em escolas municipais de Campo Magro/PR. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Avaliar o conhecimento e o comportamento da comunidade escolar diante do risco de incêndio constitui uma ferramenta para estimular a adoção de medidas preventivas como forma de proteger a vida e o patrimônio escolar. Verificar a percepção de risco que alunos e professores de escolas municipais de uma cidade da região metropolitana de Curitiba têm, bem como avaliar o comportamento diante de um incêndio e propor soluções, compreendem o objetivo deste trabalho. Para tanto, visitou-se 8 escolas municipais de Campo Magro/PR. Foram aplicados dois questionários compostos por questões de múltipla escolha relacionadas à percepção do risco de incêndio na escola e o comportamento numa situação de incêndio. O primeiro questionário foi aplicado em turmas do 3o ano (8 anos de idade) e do 5o ano (10 anos de idade) do Ensino Fundamental I. O segundo questionário foi aplicado aos professores regentes dessas turmas. Ao todo foram entrevistados 16 professores e 295 alunos. Como resultado tem-se que, os alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental I do município de Campo Magro/PR, possuem percepção de risco de incêndio na escola mas não estão familiarizados com as medidas protetivas contra incêndio e de como ficariam sabendo da ocorrência de um incêndio na escola. Os alunos também não estão preparados para agir de acordo com o procedimento adequado diante de uma eventual emergência. Na comparação entre alunos do 3o e 5o ano, ambos seguiram o mesmo padrão de resposta para a maioria das questões, porém os alunos de 3o ano, devido à menor idade, apresentaram uma percepção do risco inferior. Em se tratando dos professores desses mesmos anos escolares, embora o procedimento correto não esteja claro para todos os professores, a maioria está consciente da existência do risco de incêndio na escola e também está familiarizada com os procedimentos corretos a ser tomados em caso de emergência. Como proposta de melhoria, essas escolas devem construir a conscientização da comunidade escolar por meio de palestras, discussões em sala de aula e incluindo o assunto no currículo escolar. É também necessário que cada escola forme sua brigada escolar e adote um programa de treinamento de combate à incêndio, plano de abandono com simulações regulares e noções de primeiros socorros. Os edifícios escolares também precisam se adequar às exigências do Corpo de Bombeiros, principalmente em relação a requisitos básicos de segurança, como número e alocação correta de extintores, troca de cargas vencidas, sinalização de emergência e iluminação de emergência.
Abstract: Evaluate the knowledge and behavior of the school community toward risk of fire is a tool to stimulate the adoption of preventive measures in order to protect the lives and schools property. Check the risk perception that students and teachers from public schools in a city in the metropolitan region of Curitiba have, as well as evaluating the behavior toward a fire and propose solutions, are the purpose of this work. For this visited up 8 public schools in Campo Magro city, Paraná state. Two questionnaires consisting of multiple choice questions related to the perception of fire risk in school and behavior in a fire situation were applied. The first questionnaire was applied in the 3rd year classes (8 years old) and 5th grade (10 years old) of the Elementary School. The second questionnaire was administered to teachers in these classrooms. Altogether we interviewed 16 teachers and 295 students. As a result we have that, students of public schools in elementary school in Campo Magro, do have perception of fire risk in school but are not familiar with the protective measures against fire and how would know the occurrence of a fire at school. Students are also not prepared to act in accordance with the appropriate procedure before any emergency. In comparing students of 3rd and 5th grade, both followed the same pattern of response for most questions, but students of 3rd year, due to lower age, had a lower perception of risk. In the case of teachers of the same school year, although the correct procedure is not clear to all teachers, the majority is aware of the risk of fire in the school and is also familiar with the right procedures to be taken in case of emergency. As a proposal to improve these schools should build a culture of prevention through lectures, discussions in class and including it in the curriculum. It also requires that each school form your school brigade and adopt a program of fire fighting, abandonment plan with regular simulations and basic first aid training. School buildings also need to suit the requirements of the Fire Department, especially in relation to basic security requirements, such as number and correct allocation of fire extinguishers, exchange of overdue charges, emergency signage and emergency lighting.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17701
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