Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17595
Título: Análise de risco conforme a NR-12 em uma prensa hidráulica
Autor(es): Servidone, Marco Marinho Peres.
Orientador(es): Matoski, Adalberto
Palavras-chave: Prensas mecânicas
Avaliação de riscos
Interação homem-máquina
Power presses
Risk assessment
Human-computer interation
Data do documento: 31-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SERVIDONE, Marco Marinho Peres. Análise de risco conforme a NR-12 em uma prensa hidráulica. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi verificar se o equipamento está adequado a NR-12. Como metodologia verificou-se o atendimento da NR-12 em um equipamento importado, conhecido como prensa hidraulica. Inicialmente levantou-se toda a documentação técnica, mantendo como foco identificar os pontos aplicáveis e os riscos em máquina a serem adequados. Com a constante evolução e modernização, passou-se a priorizar a produtividade, a qualidade dos equipamentos além da automatização dos processos, porém atrelada aos seus benefícios está a possibilidade da ocorrência de acidentes de trabalho, oriundos da interação entre o homem e a máquina. Os resultados encontrados foram o equipamento na sua forma original não atende a NR-12, é preciso implementar adequações como instalação de proteções de máquina fixas, alteração de sinalizações, enclausuramento de partes móveis, e o projeto do equipamento conforme discutido nos resultados, deve-se aumentar o tamanho da mesa frontal impedindo o acesso a área de risco, entretanto onde é possível burlar a barreira de luz, deve-se desabilitar o corte automático e prever uma barreira de luz complementar.
Abstract: O objetivo desse trabalho foi verificar se o equipamento está adequado a NR-12. Como metodologia verificou-se o atendimento da NR-12 em um equipamento importado, conhecido como prensa hidraulica. Inicialmente levantou-se toda a documentação técnica, mantendo como foco identificar os pontos aplicáveis e os riscos em máquina a serem adequados. Com a constante evolução e modernização, passou-se a priorizar a produtividade, a qualidade dos equipamentos além da automatização dos processos, porém atrelada aos seus benefícios está a possibilidade da ocorrência de acidentes de trabalho, oriundos da interação entre o homem e a máquina. Os resultados encontrados foram o equipamento na sua forma original não atende a NR-12, é preciso implementar adequações como instalação de proteções de máquina fixas, alteração de sinalizações, enclausuramento de partes móveis, e o projeto do equipamento conforme discutido nos resultados, deve-se aumentar o tamanho da mesa frontal impedindo o acesso a área de risco, entretanto onde é possível burlar a barreira de luz, deve-se desabilitar o corte automático e prever uma barreira de luz complementar.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17595
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXIV_2017_34.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.