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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17572
Título: | Estudo da influência dos revestimentos WC/C e DLC nos ruídos emitidos ao longo de ensaios em tribômetro do tipo FZG |
Autor(es): | Silva, Fernando Souza Roker da |
Orientador(es): | Silva, Carlos Henrique da |
Palavras-chave: | Engrenagens Ruído Revestimentos Segurança do trabalho Gearings Noise Coatings Industrial safety |
Data do documento: | 29-Mai-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Fernando Souz Roker da. Estudo da influência dos revestimentos WC/C e DLC nos ruídos emitidos ao longo de ensaios em tribômetro do tipo FZG. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | As engrenagens são um dos meios mais importantes de transmissão de energia mecânica, em parte graças à sua alta eficiência, que pode alcançar mais de 99% para um par de engrenagens. Devido a sua grande aplicação há uma crescente demanda por eficiência, maior vida útil, maior densidade de energia e menor poluição sonora. O presente trabalho buscou correlacionar a variação de revestimento (WC/C e DLC) de engrenagens cilíndricas de dentes retos (AISI 4320, cementadas, temperadas e revenidas) com a mudança nos ruídos gerados, por meio de ensaios em tribômetro do tio FZG, bem como, melhorar as condições de trabalho dos colaboradores que estão no chão de fábrica. Trabalhadores estes submetidos diariamente a condições insalubres de trabalho, devido aos altos níveis de ruído gerados por máquinas movidas por meio de engrenagens. Como resultado, foi possível observar que o revestimento de DLC, emitiu menor ruído e o revestimento em WC/C o maior ruído durante os ensaios. O tempo de exposição para as engrenagens revestidas com DLC, foi 167% maior quando comparado com as revestidas com WC/C, sem uso de equipamento de proteção individual. |
Abstract: | Gears are one of the most important means of mechanical power transmission, thanks in part to its high efficiency, which can achieve more than 99% for a pair of gears. Due to its great application there is a growing demand for efficiency, longer life, higher energy density and less noise pollution. The aim of the present work was to correlate the coating variation (WC/C and DLC) with cylindrical spur gears (AISI 4320, cemented, tempered and tempered) with the change in noise generated by means of tributary tests of uncle FZG such as improving the working conditions of employees on the shop floor. Workers are subjected daily to unhealthy working conditions, due to the high noise levels generated by machines driven by gears. As a result, it was possible to observe that the DLC coating emitted less noise and the coating on WC / C increased noise during the tests. The exposure time for the DLC coated gears was 167% higher when compared to those coated with WC/C, without the use of personal protective equipment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17572 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia de Segurança do Trabalho |
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