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Título: A influência da inteligência emocional na comunicação do engenheiro de segurança do trabalho
Autor(es): Markowicz, Camila Madeira
Orientador(es): Romanelli, Egídio José
Palavras-chave: Inteligência emocional
Comunicação
Segurança do trabalho
Acidentes de trabalho
Emotional intelligence
Communication
Industrial safety
Industrial accidents - Prevention
Data do documento: 3-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARKOWICZ, Camila Madeira. A influência da inteligência emocional na comunicação do engenheiro de segurança do trabalho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Resumo: Apesar de o foco do profissional de engenharia de segurança do trabalho ser a prevenção de doenças e acidentes, ou seja, atuar antes que suceda qualquer ocorrência, na prática, o que se observa é uma política de diagnóstico precoce, ou seja, o problema existe e a atuação parte do tratamento. Essa política, observando tanto as empresas quanto os colaboradores, é vista como um problema cultural. Para tanto, a educação apresenta-se como uma das estratégias mais efetivas de mudança de pensamento. Sendo essa uma troca de informações entre indivíduos, a comunicação torna-se uma das bases, já que objetiva a transmissão de informações. Entretanto, no contexto contemporâneo, apenas a transmissão não é o suficiente, o ambiente de trabalho necessita de um local aberto para o diálogo. Assim, a inteligência emocional tem papel fundamental. Habilidades de reconhecer e de administrar as próprias emoções e de outros permitem o desenvolvimento das sensações de segurança, autoconfiança e credibilidade, essenciais na comunicação efetiva. Dessa forma, esse trabalho objetiva mostrar a importância e a presença da inteligência emocional na comunicação desse profissional essencialmente técnico. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de mercado.
Abstract: Although the focus of the safety engineering professional is to prevent diseases and accidents, that is, act before any occurrence, in practice, what is observed is an early diagnosis policy, in other words, the problem exists and the acting part of the treatment. This policy, looking at both companies and employees, is seen as a cultural problem. For this reason, education presents itself as one of the most effective strategies of change of thought. Since this is an exchange of information between individuals, communication becomes one of the bases, since it aims at the transmission of information. However, in the contemporary context, only the transmission is not enough, the working environment needs an open place for dialogue. Thus, emotional intelligence plays a key role. Skills to recognize and manage one's emotions and others allow the development of feelings of security, self-confidence and credibility, essential in effective communication. Therefores, this work aims to show the importance and the presence of emotional intelligence in the communication of this essentially technical professional. That's why bibliographical research and market research were carried out.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17544
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