Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17458
Título: Aplicação de check-list em uma obra de execução de valas para assentamento de tubulações de água, esgoto e drenagem urbana
Autor(es): Salgado, Luiz Fabiano Alves
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Segurança do trabalho
Construção civil
Avaliação de riscos
Industrial safety
Building
Risk assessment
Data do documento: 18-Mai-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SALGADO, Luiz Fabiano Alves. Aplicação de check-list em uma obra de execução de valas para assentamento de tubulações de água, esgoto e drenagem urbana. 2016. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Sempre houve uma necessidade grande de otimização do tempo e atenuação nos custos, deixando a questão de segurança do trabalho em segundo plano. Devido à preocupação com a saúde e integridade dos trabalhadores, foi realizado um estudo de caso em uma obra de execução de valas para assentamento de tubulações de água, esgoto e drenagem, na região metropolitana de Curitiba, aplicando uma lista de verificação - check list - para apontar os principais itens em desacordo com a legislação vigente. O check list foi elaborado com base na Norma Regulamentadora número 18. Apesar de não haver aplicabilidade de muitos itens, devido a abrangência da lista de verificação contemplar tanto escavação de valas quanto fundações, a obra teve um índice de 85% de conformidade com a norma vigente, excluindo os casos em que não houve aplicabilidade, evidenciando que a obra está comprometida com a legislação em vigor.
Abstract: There has always been a great need for time optimization and mitigation of costs, leaving the issue of work security in the background. Because of the concern for health and safety of the workers, a case study was carried out in a execution work of ditch for laying water pipes, sewage and drainage, in the metropolitan region of Curitiba, applying a checklist to point out the main items in violation of current legislation. The checklist was based on the Regulatory Standard No. 18. Although there is no applicability to many items, because the scope of the checklist cover both digging ditches as foundations, the work had a rate of 85 % compliance of the current regulations, excluding the cases where there was no applicability, providing evidence that the work is committed to the current legislation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17458
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXI_2016_12.pdf10,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.