Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17456
Título: Gerenciamento de riscos em microempresas de construção civil
Autor(es): Dias, José Henrique
Orientador(es): Corrêa, Janine Nicolosi
Palavras-chave: Ambiente de trabalho
Pequenas e médias empresas - Curitiba (PR)
Construção civil
Acidentes de trabalho
Work environment
Small business - Curitiba (PR)
Building
Industrial accidents
Data do documento: 29-Abr-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIAS, José Henrique. Gerenciamento de riscos em microempresas de construção civil. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as condições de trabalho em obras de microempresas de construção civil. De forma mais pontual o trabalho enfocou em buscar soluções para a implantação e cumprimento da NR 18, por meio da criação de um check list e propondo soluções viáveis para as questões levantadas. As informações utilizadas no trabalho foram obtidas a partir de um questionário aplicado em um grupo amostral de engenheiros proprietários de microempresas na cidade de Curitiba - PR. A análise dos resultados mostrou que o grau de cumprimento de alguns itens da NR 18 não superam os 60%, como sinalização de segurança, que chegou a 28% de implementação e a utilização dos equipamentos de proteção individual, com uma média de cumprimento de 51% entre as microempresas
Abstract: This study aimed to analyze the working conditions in works of construction microenterprises. More specifically on finding solutions for the implementation and enforcement of NR 18, by creating a check list and proposing workable solutions to the issues raised. The information used in this study were obtained from a questionnaire applied to a sample group of engineers owners of microenterprises in the city of Curitiba - PR. The results showed that the degree of compliance of some items of NR 18 does not exceeded 60 % as safety signs, which reached 28% of implementation and use of personal protective equipment, with an average compliance of 51 % among microenterprises.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17456
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXXI_2016_09.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.