Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17392
Título: Habitação de interesse social e certificação AQUA: bairros e loteamentos: análise do plano de ocupação integrado Campo de Santana - Curitiba/PR através dos indicadores da qualidade ambiental do bairro (AQB).
Autor(es): Mandaji, Priscilla dos Santos
Orientador(es): Nagalli, André
Palavras-chave: Habitação
Planejamento urbano
Sustentabilidade
Housing
City planning
Sustainability
Data do documento: 26-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MANDAJI, Priscilla dos Santos. Habitação de interesse social e certificação AQUA: bairros e loteamentos: análise do plano de ocupação integrado Campo de Santana - Curitiba/PR através dos indicadores da qualidade ambiental do bairro (AQB). 2014. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A presente monografia apresenta um estudo no campo da habitação de interesse social com foco no planejamento e sustentabilidade urbanos, envolvendo a atuação da Companhia de Habitação Popular de Curitiba e a produção de moradias para atender à parte do déficit habitacional existente. Apresenta um panorama histórico da política habitacional e a situação atual. Coloca as possibilidades e limitações da atuação da COHAB-CT diante da lógica do crescimento urbano. Analisa a abordagem temática da certificação AQUA - Bairros e Loteamentos, dentro da realidade da habitação de interesse social, e a utiliza como ferramenta para a análise do objeto de estudo: a proposta de um plano de ocupação para uma área localizada no bairro Campo de Santana, elaborado pela COHAB-CT, em conjunto com outros órgãos da Prefeitura Municipal de Curitiba, em parceria com a iniciativa privada. Como resultado, avalia a aplicabilidade dos indicadores da certificação para o objeto de estudo bem como para o segmento da habitação de interesse social e traça possibilidades de aplicação em futuras propostas da COHAB-CT.
Abstract: The monograph presents a study in the field of social interest housing with focus on urban planning and sustainability, that involves the work of the Companhia de Habitação Popular (Popular Housing Company) of Curitiba (COHAB-CT) and the production of housing to meet part of the existing housing deficit. Presents a historical overview of housing policy and the current situation. Shows possibilities and limitations of the COHAB-CT activity before the logic of urban growth. Analyzes the thematic approach of the AQUA - Districts and Subdivisions certification, within the reality of social interest housing, and uses it as a tool for the analysis of the object of study: the proposal for a plan of territorial occupation to an area located in the Campo de Santana district, elaborated by the COHAB-CT along with other departments of the Municipal Government of Curitiba, in partnership with the private sector. As a result, evaluates the applicability of the indicators of the certification for the case study object as well as for the social interest housing segment, and outlines possibilities for application on COHAB-CT's future proposals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17392
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_III _2014_16.pdf15,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.