Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17377
Título: Estratégias para a eficiência energética de edifícios comerciais
Autor(es): Pupo, Loren Klechowicz Fabro
Orientador(es): Urbanetz Junior, Jair
Palavras-chave: Edifícios comerciais
Sustentabilidade
Energia - Conservação
Energia - Fontes alternativas
Arquitetura - Aspectos ambientais
Commercial buildings
Sustainability
Energy conservation
Renewable energy sources
Architecture - Environmental aspects
Data do documento: 9-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PUPO, Loren Klechowicz Fabro. Estratégias para a eficiência energética de edifícios comerciais. 2016. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Construções Sustentáveis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A energia é um recurso do qual depende a sobrevivência da civilização desde a sua existência. Com o crescimento populacional, o aprimoramento das tecnologias e seu acesso pela população facilitado, o consumo energético tem ampliado. Sendo os edifícios responsáveis por grande parte da demanda desta energia. Com o intuito de equilibrar o consumo e a demanda energética, são trabalhadas diferentes estratégias de eficiência energética, como a redução do consumo através de técnicas construtivas, as quais evitam o aquecimento do edifício e aproveitam o potencial dos recursos naturais disponíveis, como a iluminação e o vento, sem privar o usuário do conforto. A história demostra que os edifícios sempre existiram para atender as necessidades básicas e imediatas do homem, porem com o passar do tempo o desenvolvimento e o crescimento das cidades surgiram técnicas mais apropriadas e vantajosas na construção dos edifícios, direcionando para projetos mais sustentáveis. Atualmente a busca por técnicas que propiciem o planejamento de edifícios sustentáveis tem tido mais procura, além de uma maior preocupação a respeito da preservação ambiental. O presente trabalho auxilia na compreensão dos conceitos de construções sustentáveis, apresentando estratégias de projeto que objetivam atingir a eficiência energética de edifícios, relacionando tecnologias, métodos e técnicas construtivas adequadas as diversas situações bioclimáticas. As características de um projeto interferem diretamente na relação entre o homem e o meio ambiente, através de um planejamento adequado é possível aproveitar as potencialidades proporcionadas pelo ambiente em que o edifício será inserido.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17377
Aparece nas coleções:CT - Construções Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CECONS_IV_2014_08.pdf.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.