Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17306
Título: Políticas de segurança física e lógica de tecnologia da informação em redes de computadores e seus ativos
Título(s) alternativo(s): Physical and logical security policies on information technology on computer networks and its assets
Autor(es): Leite, Luciano Monteiro
Orientador(es): Rohling, Luis José
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Avaliação de riscos
Redes de Computadores - Medidas de segurança
Computadores - Controle de acesso
Information technology
Risk assessment
Computer networks - Safety measures
ComputersAccess control
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LEITE, Luciano Monteiro. Políticas de segurança física e lógica de tecnologia da informação em redes de computadores e seus ativos. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de (Especialização em Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este estudo aplicado a segurança da informação para ambientes empresariais, consiste em criar uma política de segurança para ambientes de redes de computadores e seus ativos. O objetivo é descrever as diretrizes de segurança física e lógica para empresas onde se utilizam equipamentos de tecnologia da informação, garantindo a segurança, integridade e imagem de uma organização. Durante a pesquisa é abordado os riscos e vulnerabilidades na falta de normas e regras estabelecidas, o uso da política de segurança em organizações assim como as instruções de implementação. Durante a pesquisa são citadas quais as normas e responsabilidades, quais os critérios utilizados para na análise dos profissionais de tecnologia da informação em identificar riscos e probabilidades de ataques cibernéticos assim como o uso da engenharia social afim de obter informações e acessos privilegiados.
Abstract: This study applied to information security for business environments is to create a security policy for computer network environments and their assets. The objective is to describe the physical and logical security guidelines for companies that use information technology equipment, ensuring the security, integrity and image of an organization. During the research, the risks and vulnerabilities are addressed in the absence of established norms and rules, the use of the security policy in organizations as well as the implementation instructions. During the research, it is mentioned the norms and responsibilities, the criteria used in the analysis of information technology professionals in identifying risks and probabilities of cyber-attacks as well as the use of social engineering in order to obtain information and privileged access.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17306
Aparece nas coleções:CT - Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESER_X_2018_04.pdf636,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.